1ª Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à Covid-19: inscreva a experiência do seu município

13 de julho de 2020

DESTAQUE-SITE-OK-MOSTRA-1024x586

Quais ações o seu município está realizando no enfrentamento da Covid-19? Edição especial da Mostra Brasil aqui tem SUS será totalmente online e direcionada para essa temática

 

Em 16 anos de Mostra Brasil, aqui tem SUS milhares de trabalhos das equipes de saúde de municípios de todos os estados do país mostraram a potência do Sistema Único de Saúde. Em tempos de pandemia da Covid-19, as redes de assistência tiveram que se adaptar para atender à enorme demanda e responder de forma resolutiva ao novo coronavírus.

É nesse contexto e vivenciando as regras de distanciamento social que o Conasems iniciou nessa sexta-feira (10) o seu 1º Congresso Virtual e dentre diversas atividades, que irão acontecer ao longo dos próximos quatro meses, destaca-se a 1ª Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à Covid-19. Feita em formato totalmente online, neste ano, a inscrição das experiências será realizada diretamente pelos autores por meio de registro em sistema disponibilizado pelo Conasems. O primeiro período de inscrição vai de 17 de julho a 26 de julho.

Leia na íntegra o regulamento.

Os projetos inscritos devem atender à temática “As ações da gestão municipal e serviços de saúde no enfrentamento à Covid-19”. São exemplos de ações de enfrentamento experiências que promovam:

– organização da Rede de Atenção à Saúde;

– saúde e segurança do trabalhador;

– educação em saúde;

– vigilância em saúde, incluindo ações de integração com a atenção básica;

– assistência farmacêutica;

– mobilização social, engajamento comunitário e intersetorialidade.

O período para inscrição das experiências pelos autores, por meio de registro em sistema disponibilizado pelo Conasems/Cosems, será dividido em três datas distintas. Isso se deve porque a pandemia acontece em momentos diferentes em cada estado do país. As datas para inscrição são:

I – de 17/07/2020 a 26/07/2020;

II – de 21/08/2020 a 30/08/2020;

III – de 18/09/2020 a 27/09/2020.

Vale ressaltar que as experiências submetidas devem ter sido efetivamente implementadas no território. Além disso, na 1ª Mostra Virtual “Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à COVID-19” não haverá premiações, já que o intuito é divulgar boas ideias e valorizar o trabalho dos gestores municipais e das equipes de saúde.

No momento da inscrição, juntamente com o texto sobre o trabalho, é possível anexar até 03 fotos e/ou inserir o URL (link) de 01 vídeo já postado na plataforma YouTube. A inserção/upload dessas mídias no momento da inscrição é opcional e não obrigatória.

Todos os trabalhos inscritos vão compor um repositório online a ser disponibilizado pelo Conasems e os 300 melhores pontuados, selecionado pelos seus respectivos Cosems vão integrar o Catálogo de experiências elaborado pelo Conasems.

Dentre os 300 projetos de destaque, será feita uma seleção da melhor experiência por estado e por região geográfica do país. Os autores desses trabalhos selecionados serão convidados para participar de lives que estão previstas na grade de programação do 1º Congresso Virtual do Conasems para apresentação das experiências para o público.

 

Clique aqui para ler o Regulamento da 1ª Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à Covid-19 na íntegra. 

 

#oSUSquefazemos: campanha nas redes sociais 

Assim como a temática da 1ª Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS, o enfrentamento à Covid-19 também é tema de uma campanha de comunicação nas redes sociaismobilizada pelo Conasems e a Rede Cosems, desde o início da pandemia. Com a hashtag #oSUSquefazemos já foram feitas mais de 100 publicações pelos próprios municípios destacando os trabalhos que as equipes têm feito no combate à pandemia e na reorganização das redes durante esse período.