COSEMS/ES se reúne para assembleia do mês de agosto

9 de agosto de 2018

assembleia agosto

O Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES) se reuniu na manhã desta quinta-feira (09), no auditório da ETSUS, em Vitória, para a Assembleia Geral Ordinária de agosto. O encontro, que é o sétimo de 2018 e está previsto no calendário anual do COSEMS/ES, contou também com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Como de costume, a assembleia começou com o acolhimento dos novos gestores. O status da Rede Cuidar nos municípios foi uma das pautas. Além disso, foi debatida regionalização e governança, tratando sobre os encaminhamentos da Resolução CIT 37, que dispõe sobre o processo de Planejamento Regional Integrado e a organização de macrorregiões de saúde.

Os participantes também trataram de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DTS), com debates sobre a Certificação de Transmissão Vertical da Sífilis e Sífilis Congênita, e ações de prevenção , HIV e Hepatite.

Também foram debatidas as cirurgias eletivas, a febre do Nilo Ocidental e o Plano Diretor de Vigilância Sanitária (PDVISA). O PDVISA é resultado de um esforço em conjunto de diversos atores do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de fortalecer e consolidar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

A próxima assembleia do COSEMS/ES está prevista para a primeira quinta-feira de setembro, que cai no dia 6. O encontro será realizado no mesmo local, com primeira chamada às 9 horas e segunda chamada às 9h30.