Assembleia de março do Cosems/ES marca início da nova diretoria

3 de março de 2023

Assembleia Marco - Rafael Vulpi (9)

Marcando o início da gestão de sua nova diretoria, o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) realizou, nesta quinta-feira (02), a assembleia geral do mês de março. O evento reuniu gestores e técnicos municipais e estaduais de Saúde no auditório da ETSUS, em Vitória, para debater pautas relevantes para o SUS.

A abertura da reunião foi realizada pela nova presidente do Cosems/ES, Sandra Lupim, que saudou a todos os presentes e realizou o acolhimento de novos gestores.

Entre as pautas debatidas, estava a integração da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). A plataforma nacional é um projeto estruturante do Conecte SUS, programa do Governo Federal para a transformação digital da saúde no Brasil. O assessor técnico, Stanley Mendes, apresentou o resultado da ação promovida pelo Cosems/ES, com 23 municípios integrados à RNDS, totalizando aproximadamente 380 Estabelecimentos de Saúde aptos a utilizarem a funcionalidade. Foi apresentada ainda a tabela de valores da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou sobre o Plano Decenal, sobre o plano de imunização, com destaque para a vacina de Covid-19 bivalente, e sobre a dengue, que teve aumento de casos em todo o Espírito Santo. Além disso, foi debatida a triagem neonatal e o programa de Cirurgias Eletivas, com previsão de aumento do plano já existente.

Apresentações:

COSEMS_Apresentacao_CT_AF
COSEMS_Apresentação_Oficina_ImunizaSUS
COSEMS_Integracao_RNDS
SESA_Plano Estadual de Recuperação das Metas das Coberturas Vacinais-2023
SESA_Plano_Decenal_UBS
SESA_Plano_nacional_cirurgias_eletivas
SESA_PosGraduacao em Cuidado interprofissional na area de imunizacoes
SESA_Proposta para MS_cirurgias_eletivas
SESA_Triagem_Neonatal

Fotos: Stanley Mendes, Carla Lima e Rafael Vulpi