Congresso Estadual do Espírito Santo reúne gestores e técnicos para debater o SUS

5 de maio de 2023

IMG_0251

O VII Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo foi realizado nesta quinta (04) e sexta-feira (05), com o tema “SUS: Caminhos para a universalidade, integralidade e equidade”. O evento reuniu gestores e técnicos municipais e estaduais de Saúde, para debater temáticas ligadas ao SUS.

Realizado pelo Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, o Congresso teve também em sua programação a VI Mostra “Espírito Santo, aqui tem SUS”, com as apresentações e a premiação dos selecionados.

Durante a abertura, a presidente do Cosems/ES, Sandra Lupim, saudou os presentes e destacou a importância do evento na construção da história do SUS capixaba. “A grandeza desse momento está na disposição de cada gestor e seus técnicos em empoderar e qualificar a gestão dos SUS em cada município do Espírito Santo. Os desafios são grandes, mas não maiores que nosso comprometimento. A presença de cada um aqui fortalece nosso colegiado e a saúde pública do nosso Estado”, ressaltou.

O diretor financeiro do Conasems, Hisham Hamida, parabenizou pelo evento e pelos trabalhos apresentados na mostra. “O Conasems está junto de vocês no trabalho em prol da melhoria e valorização da saúde pública. Sempre buscamos capacitar os trabalhadores do SUS, qualificando desde os gestores até os profissionais da ponta. Parabéns a todos pela atuação, em especial aos que apresentaram trabalhos na mostra. Certamente sairão daqui belos trabalhos que representarão o Espírito Santo no Congresso Nacional”, disse. 

Já o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, destacou os objetivos da gestão Estadual para os próximos anos e a importância da proximidade e coordenação com os municípios capixabas. “O alinhamento entre gestores estaduais e municipais é fundamental para garantir maior acesso aos serviços e diminuir a fila para realização de consultas, exames e cirurgias. Nossas equipes estão empenhadas para proporcionar a melhor assistência aos usuários do SUS.”, destacou.

Estiveram presentes na abertura também a promotora do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Drª Inês Thomé Poldi, o prefeito de Ibatiba e presidente da Amunes, Luciano Pingo, o superintendente do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, Luiz Carlos Reblin, a secretária Municipal de Saúde de Domingos Martins, Zuleide Cardoso, e diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), Fabiano Ribeiro.

A abertura contou ainda com uma apresentação cultural do grupo folclórico alemão Bergfreunde, de Domingos Martins.

Programação

A programação do primeiro dia contou com apresentações dos trabalhos selecionados para a VI Mostra “Espírito Santo, aqui tem SUS”. Também foram realizados os debates: “Perspectivas da saúde digital”, “Assistência farmacêutica e serviços farmacêuticos” e “APS do futuro”.

Já no segundo dia, houve a continuação da apresentação das experiências exitosas da mostra, com a escolha dos trabalhos que irão representar o Espírito Santo na mostra nacional, e os debates: “Regionalização da saúde com foco às redes de atenção à luz da integralidade do cuidado”, InvestSUS e “Financiamento – Política Atual”.