Experiências capixabas são premiadas na 16ª Mostra Brasil, aqui tem SUS

8 de julho de 2019

WhatsApp Image 2019-07-08 at 10.54.27

Duas experiências exitosas capixabas foram premiadas na 16ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, realizada durante o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), de 2 a 5 de julho em Brasília. Além disso, o Cosems/ES foi premiado na Categoria 2 (de 31 a 80 municípios) do Prêmio Cosems, por ter grande mobilização de experiências, e recebeu um cheque de R$ 10 mil.

Na categoria Premiação por Estado (webdocs), foi premiado o trabalho “Fortalecendo a rede de proteção às pessoas em situação de violência: a potência da parceria Vigilância em Saúde e Educação Permanente em Saúde em Vitória”, de Jaciara de Lima Romualdo, que atua na área da Saúde no capital. A experiência será contemplada com o registro em vídeo, que vai compor a 4ª temporada dos Webdocs Brasil, aqui tem SUS. Os documentários mostram as experiências exitosas das secretarias municipais de saúde de todas as regiões do país. Assista aqui a primeira, a segunda e a terceira temporada.

Já o “Projeto colo de mãe: uma experiência de cuidado”, de Alana Alves Araújo e Jaudete Frontino Denadai, de Anchieta, foi premiado na “Temática 1 – Planejamento local do SUS”, na categoria Premiação por temática. Os premiados nessa categoria, reconhecidos pela atuação em áreas temáticas estratégicas para o SUS, receberam medalha e certificado de premiação.

No total, foram premiadas 88 experiências exitosas, em diferentes modalidades, entre as 500 inscritas na mostra. A novidade deste ano foi o reconhecimento dado aos Cosems pelo esforço de sensibilização e mobilização para ampliar o número de participantes na Mostra Nacional, que bateu o recorde com 500 trabalhos inscritos de todo País. Classificados em grupos distintos, de acordo com o número de municípios nos respectivos Estados, os Cosems que alcançaram o maior número de experiências premiadas na Mostra receberam certificado e um prêmio no valor de R$ 10 mil reais.