Cosems/ES e Sesa instalam grupo de trabalho para fortalecer a regulação da saúde no Espírito Santo

9 de maio de 2025

Reunião Sesa (6)

O presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS-ES), Michel Barth, coordenou na tarde da última quarta-feira (7) uma importante reunião com os subsecretários de Estado de Regulação e de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Na ocasião, foi instalado um grupo de trabalho bipartite para promover adequações e ajustes nos processos de regulação de consultas, exames e cirurgias no Espírito Santo.

A iniciativa visa aperfeiçoar os fluxos de atendimento, o transporte sanitário e outras questões operacionais relacionadas ao acesso aos serviços de saúde, com foco na realidade e nas demandas dos municípios capixabas.

“Esse grupo de trabalho representa mais um passo importante na construção de soluções pactuadas entre o Estado e os municípios. Nosso objetivo é avançar cada vez mais na ampliação da oferta de consultas, exames e cirurgias, reduzir o tempo de espera, diminuir o absenteísmo e levar os serviços para mais perto da população, evitando longos deslocamentos de pacientes”, destacou o presidente Michel Barth.

Como parte do compromisso com a melhoria contínua da regulação, o tema passa a integrar de forma permanente a pauta das assembleias mensais do COSEMS-ES. Além disso, nos próximos dias, serão criados fóruns regionais com participação das superintendências regionais de saúde e representação do Colegiado. Esses espaços terão como foco o debate e a busca por soluções para os gargalos específicos de cada região de saúde.

Compromisso com o SUS

Ainda na quarta-feira, no início da tarde, o presidente Michel Barth se reuniu com o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, para alinhar ações estratégicas entre o COSEMS-ES e a Sesa. O encontro reafirmou o compromisso com o trabalho conjunto em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e o fortalecimento da atuação bipartite nas decisões que envolvem a saúde pública capixaba.

“Estamos mantendo um diálogo constante com o Governo do Estado para garantir que as decisões sejam construídas de forma compartilhada, respeitando a realidade dos municípios e promovendo um SUS mais eficiente e acessível para todos os capixabas”, afirmou Michel Barth.