Presidente do Cosems/ES participa de agendas nacionais em defesa do fortalecimento do SUS

4 de agosto de 2025

54691385861_4ee3fef64f_c

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) e secretário municipal de Saúde de Ecoporanga, Michel Barth, participou de importantes agendas em Brasília, nos dias 30 e 31 de julho, que reuniram lideranças da saúde pública de todo o país. Os encontros reforçaram o compromisso das gestões municipais com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o aprimoramento das políticas públicas de saúde.

Na quarta-feira (30), Michel Barth esteve presente na primeira reunião da Diretoria Executiva do Conasems do biênio 2025-2027. A pauta foi marcada por debates estratégicos sobre temas prioritários para os municípios, como a implementação da Política Nacional de Atenção Especializada (PNAES) e o monitoramento do Programa Agora Tem Especialistas (PATE). Também foram apresentadas propostas voltadas à integridade institucional e à adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A reunião contou ainda com a apresentação da farmacêutica Pfizer, que trouxe informações sobre a vacinação contra o vírus sincicial respiratório e possíveis ações voltadas à prevenção nos municípios. Outro destaque foi o anúncio de novos cursos de pós-graduação e MBA oferecidos no âmbito do Proadi-SUS, voltados à capacitação de gestores e profissionais do SUS.

Já na quinta-feira (31), o presidente do Cosems/ES participou da Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), espaço de pactuação entre os entes federativos. Entre os principais encaminhamentos, estão minutas de portarias que preveem incremento financeiro de custeio para emergências sanitárias e alterações na metodologia de cofinanciamento federal da Atenção Primária à Saúde.

Durante a CIT, o Ministério da Saúde alertou sobre o risco de reintrodução do sarampo no Brasil, diante do surto registrado no estado do Tocantins, e apresentou o cenário epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave e os dados atualizados de cobertura vacinal. Também foram anunciadas a federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), a nova versão do CADSUS e o Plano Operativo de Transformação Digital no SUS.

A reunião incluiu ainda apresentações sobre experiências exitosas, como a Oferta de Cuidado Integral (OCI), desenvolvida na Paraíba, e os avanços nos programas de vigilância como o VIGIÁGUA e o VSPEA. A Atenção Primária também foi pauta com a apresentação do Manual de Diagnóstico Precoce (Alta Suspeição) em Oncologia.

Para Michel Barth, as agendas foram fundamentais para alinhar estratégias e reafirmar o protagonismo das gestões municipais no aprimoramento da saúde pública. “Participar dessas discussões nos permite levar a voz dos municípios capixabas e colaborar na construção de políticas mais eficazes e alinhadas com a realidade local. O SUS precisa ser fortalecido com recursos, estrutura e escuta ativa dos gestores que estão na ponta”, destacou.