Nota do COSEMS/ES sobre o pronunciamento do presidente da República

25 de março de 2020

Nota do COSEMS_ES sobre o pronunciamento do presidente da República

Estamos vivendo uma clara e evidente pandemia provocada pela COVID-19 em todo o mundo e, por consequência, no Brasil e no Espírito Santo. No nosso Estado, gestores e profissionais da Saúde estão trabalhando intensamente e focados no combate ao vírus e na mitigação dos danos. 

Diante do pronunciamento do Presidente da República, na noite desta terçafeira (24), demonstrando ir na direção contrária às ações e recomendações cientificamente comprovadas, se faz necessário um alinhamento entre os secretários municipais de Saúde e os demais atores comprometidas com a vida do próximo. 

Sabemos do comprometimento do Ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandeta e sua equipe, que têm direcionado e coordenado ações orientadas com um sistema público de saúde que dê respostas para a população em tempo oportuno, diante da mais grave epidemia em toda história do Brasil. 

Importante também destacar o comprometimento do Governo do Estado do Espírito Santo e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que estão atuando com responsabilidade nas medidas de combate à pandemia, seguindo as orientações técnicas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS). 

Presente ao exposto, o COSEMS/ES defende que este é o momento de união de todos os entes da nossa sociedade. Nossa população está ciente da gravidade do momento, e de seu papel fundamental no enfrentamento da pandemia. E juntos estamos dispostos a contribuir para o combate da COVID-19. Todos os esforços e ações realizadas por nossos gestores municipais de Saúde do Espírito Santo têm o firme propósito de responsabilidade sanitária, preservando a saúde e a vida dos nossos cidadãos.

A missão de todos é a de combater o coronavírus e como bons guerreiros e profissionais aguerridos não fugiremos da luta. Contem com o COSEMS/ES!

Cátia Cristina Vieira Lisboa
Presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES)