Assembleia de agosto do Cosems/ES reúne gestores e debate temas estratégicos para a saúde no Espírito Santo
4 de setembro de 2025
Compartilhe essa publicação
O Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) realizou, nesta quinta-feira (04), a Assembleia Geral Ordinária referente ao mês de agosto. O encontro aconteceu no auditório da Escola Técnica do SUS (ETSUS), em Vitória, e reuniu secretários municipais de saúde, apoiadores, assessores e representantes das câmaras técnicas do colegiado.
A abertura da assembleia foi conduzida pelo presidente do Cosems/ES, Michel Barth, que deu as boas-vindas aos participantes e apresentou informes importantes aos gestores municipais. Entre os destaques, foram abordados temas como a retomada da Regionalização da Saúde, a realização da Oficina de Vigilância, a organização do Congresso Estadual e o andamento das Emendas Parlamentares. Também foram apresentados os novos secretários de saúde dos municípios de Linhares e São Domingos do Norte.
O Ministério Público do Estado (MPES) apresentou convite para o evento sobre autismo, que ocorrerá em 13 de outubro, além de discutir a Política do Melhor em Casa, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Durante o encontro, a SESA também apresentou o “Plano Decenal APS Mais Dez”, e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) compartilhou os resultados do projeto sobre Câncer de Boca, engajando o apoio dos municípios à iniciativa.
O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) apresentou o Termo de Cooperação do programa “Qualifica APS”, voltado à melhoria da qualidade da atenção primária. Também foi abordado o Projeto IntegraRAVS, conduzido pela Vigilância em Saúde da SESA, com foco na qualificação das Redes de Vigilância em Saúde por meio do Programa de Qualificação das Redes de Vigilância em Saúde (PQRVS).
Outro ponto da assembleia foi a apresentação da experiência exitosa do município de Mantenópolis na elaboração participativa do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2026-2029. A SESA e o ICEPi também destacaram o encerramento das Oficinas de Elaboração dos Planos Municipais de Saúde, com cerimônia de conclusão marcada para o dia 10 de setembro de 2025, quando será realizado o curso de encerramento com entrega de certificados. Por fim, o subsecretário de Estado da Saúde, Gleikson Barbosa, apresentou pontos relevantes sobre a Regulação em Saúde.
“A Assembleia de agosto reforçou o compromisso do Cosems/ES em promover o diálogo permanente entre os gestores municipais, fortalecer a gestão participativa e construir, de forma articulada, soluções para os desafios do SUS no Espírito Santo”, destacou o presidente do Cosems/ES, Michel Barth.