Assembleia de julho do Cosems/ES debate sobre SAMU e imunização

8 de julho de 2021

Assembleia julho 2021 (10)

O Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) realizou, nesta quinta-feira (08), a assembleia geral do mês de julho. O evento reuniu os gestores municipais para debater importantes pautas para o fortalecimento da gestão do SUS.

Participaram ainda o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e parte da equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

“Fico muito feliz em ver essa assembleia cheia de gestores, com representação de praticamente todos os municípios. É assim, participando, levantando pautas e nos unindo que vamos fortalecer esse espaço de governança”, ressaltou a presidente do Cosems/ES, Cátia Lisboa.

A assembleia começou com o acolhimento dos novos gestores. A pauta contou ainda com relatos sobre o Samu, em especial nas regiões Central/Norte e Sul, e ainda, sobre a nova plataforma destinada aos processos de imunização e ao agendamento de vacinas contra o novo Coronavírus (Covid-19), intitulada Vacina e Confia.


A plataforma integra sistemas de informação do SUS voltados à imunização e à gestão das vacinas contra a Covid-19. Os gestores municipais e estaduais terão acesso aos processos que vão desde o agendamento (facultativo), passando pelo controle de registro da dose recebida, estoque, distribuição e aplicação dos imunizantes incorporados ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.