Assembleia de novembro do Cosems/ES debate pautas importantes para o SUS capixaba

10 de novembro de 2023

Assembleia Novembro 2023 (28)

Para debater pautas importantes para o SUS e fortalecer a gestão municipal na área da Saúde, o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) realizou, nesta quinta-feira (09), a assembleia geral do mês de novembro. O evento reuniu gestores e técnicos municipais e estaduais de Saúde no auditório da ETSUS, em Vitória.

A presidente do Cosems/ES, Sandra Lupim, abriu a reunião, saudando os presentes e apresentando as pautas do dia. A assembleia contou ainda com a presença do secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte. Entre os assuntos debatidos, estiveram o Plano Decenal da APS+10, a Política da Assistência Farmacêutica, a Pactuação do Estudo de Internações para a Programação Hospitalar e a apresentação da Rede Estadual de Saúde Bucal.

Ainda foram debatidas questões sobre os bolsistas do ICEPi, além de serem apresentadas a Política Estadual de Saúde Mental e o cenário atual da revisão do PDR/ES. Também estiveram na pauta as arboviroses, com o cenário prospectivo para dengue, os testes rápidos RT-PCR para Covid-19 e a transferência de recursos para o piso variável da vigilância sanitária.

A assembleia foi finalizada com os informes sobre a Portaria do PAC, o Congresso Sul, Sudeste e Centro Oeste, que será realizado na próxima semana em Florianópolis, e com a indicação de representante do COSEMS/ES para compor o Grupo Condutor da Política Nacional da Atenção Integral a Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade – PNAISP.