Assembleia de novembro do Cosems/ES reúne gestores municipais de Saúde

11 de novembro de 2021

Assembleia Novembro (1)

O Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) realizou, nesta quinta-feira (11), a assembleia ordinária do mês de novembro. A reunião, feita virtualmente, contou com a participação dos gestores municipais de Saúde, da equipe de apoio do Cosems/ES, além de técnicos municipais e estaduais de Saúde.

“Iniciamos mais uma assembleia, referente ao mês de novembro, dando boas-vindas a todos. Temos, nesta reunião, pautas e agendas relevantes para nossa gestão do SUS, por isso é muito importante a participação de vocês”, destacou a presidente do Cosems/ES, Cátia Lisboa. Cátia apresentou ainda a nova apoiadora da Região Metropolitana, Lucileia Eller.

A primeira apresentação foi sobre a Comunidade de Práticas: Atenção Primária à Saúde para a População em Situação de Rua no contexto da Covid-19, feita por Fabiana Turino, gerente de Vigilância em Saúde de Vila Velha, que está representando o Cosems/ES no projeto.

Em seguida, foi apresentada a Rede de Coleta e Exames de Clamídia e Gonococo, feito por Sandra Fagundes, técnica da Coordenação de AIDS da Sesa. Sandra falou ainda da implantação de CD4 rápido. A técnica explicou também sobre o projeto Sífilis Não, as ações que estão sendo e que serão desenvolvidas para a prevenção e redução de casos da doença no Espírito Santo, em especial da sífilis congênita.

A presidente do Cosems/ES, Cátia Lisboa, falou do seminário Nova APS Capixaba, que será realizado nos dias 16 e 17 de novembro, pela Sesa. Cátia reforçou a necessidade da participação dos gestores no evento. “Apesar dos desafios da pandemia, tivemos avanços na atenção primária. Mas é importante que a gente se debruce nesse movimento, pois os protagonistas da atenção primária são os municípios”, ressaltou. A assembleia foi finalizada com os informes gerais e o aviso do evento de encerramento do ano de 2021 do Cosems/ES, previsto para ser realizado nos dias 09 e 10 de dezembro.

Confira as apresentações da Assembleia: