Assembleia do Cosems/ES debate desafios da Saúde nos municípios capixabas

22 de fevereiro de 2024

Assembleia Fevereiro 2024 (22)

Os gestores municipais de Saúde reuniram-se nesta quinta-feira (22) no auditório da ETSUS, em Vitória, para a primeira assembleia geral de 2024 do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES). O encontro serviu para debater pautas importantes para o SUS e fortalecer a gestão municipal na área da Saúde, especialmente em relação ao cenário da dengue no Estado.

A reunião contou também com a presença de representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). A presidente do Cosems/ES, Sandra Lupim, agradeceu a presença dos participantes e destacou a importância da união das instituições. “A aproximação dos entes é muito importante para fortalecer nosso estado. Trabalhando juntos, conseguimos avançar ainda mais em prol da saúde pública”, ressaltou.

A assembleia teve como um dos destaques o cenário da dengue no Espírito Santo. O Governo do Estado decretou Situação de Emergência em Saúde Pública devido ao cenário epidemiológico das arboviroses. O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, anunciou a chegada da primeira leva de mais de 58 mil doses da vacina da dengue, que serão distribuídas inicialmente em 23 municípios capixabas escolhidos tecnicamente pelo Ministério da Saúde, para serem aplicadas em crianças de 10 e 11 anos.

Durante a reunião, foram apresentadas ainda novas gestoras dos municípios de São Mateus, Venda Nova do Imigrante e Bom Jesus do Norte. Em seguida, foi a vez das promotoras Inês Poldi e Elaine de Lima apresentarem o projeto “Fortalecendo a fiscalização de Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI) – o papel fundamental da Vigilância Sanitária”, que será lançado pelo MPES no dia 22 de abril.

A Sesa falou também sobre a regulação e o protocolo de consultas e exames especializados, sobre a Rede Estadual de Saúde Mental e Bucal, sobre o componente infraestrutura do Plano Decenal APS+10 e dos insumos permitidos para o combate à dengue. Para finalizar, o Cosems/ES apresentou a prestação de contas do 3º quadrimestre de 2023 e o Relatório Anual de Gestão e Atividades de 2023.