Assembleia do Cosems/ES destaca pautas como caravana do piso da enfermagem e adesão ao SUS digital

4 de abril de 2024

Assembleia abril 2024 (8)

Nesta quinta-feira (04), o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) reuniu gestores municipais de Saúde, apoiadores, técnicos, além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Ministério da Saúde, para a assembleia geral de abril. O evento, realizado no auditório da ETSUS, mostrou mais uma vez a importância do diálogo e da colaboração entre os diversos atores envolvidos na gestão da saúde pública do Espírito Santo.

A assembleia contou com uma série de pautas relevantes, refletindo os desafios e os avanços na área da saúde. Entre os destaques, esteve a pauta apresentada pelo Ministério da Saúde, sobre a caravana do piso da enfermagem, que tem como objetivo geral apoiar os governos locais, em uma ação solidária e cooperativa, na implementação do repasse da Assistência Complementar Financeira da União para efetivação do piso nacional da enfermagem.

Desdobramento da Pauta do Protocolo da Regulação também foi debatido durante a reunião, assim como a situação dos municípios da região Sul do Estado, que foram atingidos por fortes chuvas no último mês e estão dentro dos critérios do Decreto de Emergência em Saúde Pública.

Outro assunto debatido foram as estratégias da vacinação contra dengue e do dia D da Influenza. A pauta contou ainda com uma discussão sobre os resultados de exames enviados ao LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública), e a implantação do SUS Digital, que teve 100% de adesão dos municípios capixabas.

Durante o encontro, as apoiadoras do Cosems/ES receberam ainda notebooks para utilizarem em seus trabalhos junto aos municípios. Foram destacadas ainda a Oficina para Implantação da Linha de Cuidados do Sobrepeso e Obesidade, além do plantão tira-dúvidas que será realizado nesta sexta-feira (05), às 9 horas, para auxiliar os interessados em inscreverem suas experiências na Oficina Nacional do ImunizaSUS e na Mostra “ES, aqui tem SUS”.