Coronavírus: orientações para os serviços de saúde

31 de janeiro de 2020

200551415-002

A Anvisa publicou nesta quinta-feira (30/1) a Nota Técnica 4/2020, com o objetivo de orientar os serviços de saúde a respeito das medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (nCoV). A decisão de divulgar a Nota Técnica foi tomada após reunião do Centro de Operações de Emergência (COE) – Coronavírus, do qual a Agência é parte integrante.

As medidas de prevenção e controle de infecção de que trata o documento devem ser implementadas pelos profissionais que atuam nos serviços de saúde, a fim de evitar ou reduzir ao máximo a transmissão de microrganismos durante uma situação de assistência à saúde.

As orientações são baseadas nas informações disponíveis até o momento sobre o novo coronavírus e podem ser atualizadas à medida que mais dados estiverem disponíveis, uma vez que se trata de um microrganismo novo no mundo. São orientações mínimas a serem seguidas, de modo que os profissionais de saúde ou os serviços de saúde brasileiros podem determinar ações de prevenção e controle mais rigorosas, a depender da avaliação de cada caso.

É importante ressaltar que ainda não existe vacina contra a infecção pelo novo coronavírus e que a melhor maneira de prevenir essa infecção é adotar ações para impedir a propagação do vírus. Em vista disso, as medidas devem ser implantadas antes da chegada do paciente ao serviço de saúde, na chegada, na triagem, na espera do atendimento e durante toda a assistência prestada.

CLIQUE AQUI E VEJA A NOTA TÉCNICA 1/2020 – Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (nCoV). 

*Com informações da Anvisa.