Cosems/ES debate temas como SUS Digital e combate à dengue durante assembleia de março

22 de março de 2024

WhatsApp Image 2024-03-22 at 10.05.07

Nesta sexta-feira (22), o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) realizou, de forma virtual, a assembleia geral do mês de março. O encontro reuniu gestores e técnicos municipais e estaduais de Saúde, para debater pautas importantes para o SUS, como o combate à dengue e o Programa SUS Digital.

Uma das pautas foi o Congresso Estadual do Cosems/ES, que será realizado no dia 09 de maio. A apoiadora do Colegiado, Lucileia Eller falou sobre as inscrições de experiências de imunização na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, que vão até o dia 1º de abril. Todas as informações estão disponíveis em: https://www.cosemses.org.br/inscricoes-abertas-para-etapa-estadual-da-ii-oficina-nacional-do-projeto-imunizasus-confira-o-edital/

Também foi apresentado sobre a VII Mostra “Espírito Santo, aqui tem SUS”, que selecionará experiências bem-sucedidas no SUS nos municípios capixabas. O edital está em conclusão e será divulgado em breve. A mostra vai selecionar os trabalhos a serem apresentados representando o Espírito Santo na 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que será realizada no XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, de 30 de junho a 03 de julho de 2024, em Porto Alegre/RS. Confira o informe sobre as mostras aqui.

O assessor técnico do Cosems/ES, Stanley Mendes, apresentou o Programa SUS Digital, que tem o objetivo primordial de impulsionar a transformação digital no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Stanley explicou informações como as etapas, a adesão, os prazos e incentivos do programa. Confira a apresentação aqui.

A dengue também foi um dos assuntos da pauta. O tenente coronel Benício Ferrari explicou as ações de apoio do Corpo de Bombeiros no combate à dengue nos municípios.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também participou da Assembleia, com a apresentação sobre a macroalocação dos recursos financeiros tripartite para Consolidação da Nova PPI Capixaba, destacando o instrutivo e a matriz dinâmica da macroalocação. A diretora da Associação de Diabéticos do Espírito Santo, Lorena Bucher, falou ainda sobre a proposta de um projeto de capacitação em diabetes.

A Sesa fez ainda informes sobre o Seminário de Reativação do Plano Estadual da Sífilis, que será realizado no dia 03 de abril, no auditório da Sesa, em virtude do aumento dos casos da doença; e sobre a pesquisa diagnóstica que será feita junto aos municípios sobre suicídio.

Por fim, foi apresentada um resumo da participação do Cosems/ES na reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares), órgão deliberativo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Cuiabá/MT. Durante o encontro foi debatida a proposta do novo modelo de financiamento federal da atenção primária à saúde com o Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.

O Cosems/ES também participou da Oficina ImunizaSUS e do lançamento da parceria entre o Conasems e a Sociedade Brasileira de Cardiologia para ações de Atenção à Saúde Cardiovascular.