Cosems/ES e Secretaria de Estado da Saúde debatem ações de combate ao coronavírus

23 de maio de 2020

Captura de Tela 2020-05-22 às 14.19.27

O Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) realizou, nesta sexta-feira (22), uma assembleia extraordinária, com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e sua equipe, para debater as ações de combate ao coronavírus. A reunião, feita por meio de videoconferência, apresentou à Sesa as pautas debatidas pelos gestores municipais na última assembleia, realizada na semana passada.

“Este é o momento de esclarecer dúvidas que temos junto à Sesa, principalmente os questionamentos que surgiram na assembleia da última sexta. E a ferramenta de videoconferência nos aproxima e traz essa oportunidade de troca, gestor com gestor, para juntos preservarmos vidas”, ressaltou Cátia Lisboa, presidente do Cosems/ES.

O secretário Nésio relatou sobre a importância do inquérito sorológico. “É através dele que iremos identificar a proporção do aumento do número de casos no Espírito Santo entre uma semana e outra, além da interiorização da pandemia”, disse. Nésio lembrou ainda que a segunda etapa do inquérito começa na próxima semana e agradeceu o apoio do Cosems/ES neste trabalho.

Também foi apresentado o painel que mede o grau de distanciamento social em cada município capixaba. “É importante que vocês acompanhem e reforcem as medidas de distanciamento social, que são fundamentais para represar o avanço do coronavírus no estado”, destacou Nésio Fernandes.

Além dos assuntos tratados acima, foram debatidos ainda o acesso e Fluxo do paciente com suspeita ou contaminado com covid-19, o resultado dos exames encaminhados ao Laboratório Central, procedimentos eletivos como cirurgias, exames e consultas, os testes rápidos e o número de testes recebidos e a receber via Ministério da Saúde.

A assembleia contou com a participação dos gestores e técnicos de Saúde dos municípios capixabas, dos subsecretários da Sesa, Gleikson Barbosa dos Santos, Quelen Tanize e Luiz Carlos Reblin, do diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa, Inovação e Saúde (ICEPi), Fabiano Ribeiro dos Santos, e de técnicos da Sesa.