COSEMS/ES E SESA debatem sobre imunização

3 de agosto de 2018

reuniao cosems (2)

O Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES) e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), realizaram, nesta quinta-feira (02), no auditório da ETSUS, em Vitória, uma reunião para falar da Avaliação e Encaminhamentos sobre o Programa Nacional de Imunização no Espírito Santo.

O encontro teve como pautas principais as metas de imunização alcançadas nos municípios capixabas e a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, que começa na segunda-feira (06) e segue durante todo o mês de agosto. A ação tem como alvo principal crianças de 1 a 5 anos. Por isso, em comunicado emitido pelo COSEMS/ES e a SESA, há um alerta sobre importância de pais e responsáveis no processo de imunização.

O dia de mobilização nacional – o chamado dia D – acontecerá em 18 de agosto, um sábado. A Campanha Nacional surgiu devido ao surto de sarampo ocorrido em alguns estados do país.

Confira na íntegra o comunicado emitido pelo COSEMS/ES e pela SESA.


Comunicado à população sobre vacinação

Ao longo dos anos, o uso de vacinas contra os mais variados tipos de doença, levou a erradicação da Varíola e a eliminação da Poliomielite. O principal benefício da vacina é garantir a boa saúde do indivíduo.

O indivíduo vacinado deixa de ser um possível transmissor da doença, impedindo assim que a mesma se espalhe para as pessoas que ainda não foram vacinadas, contr  ibuindo para não existência de epidemia nos dias úteis.

Entre os dias 6 e 31 de agosto de 2018, será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, e devem ser vacinadas crianças de 1 e menores de 5 anos de idade. Nesta campanha, os pais e responsáveis são fundamentais no processo de manutenção da eliminação destas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

Com o ressurgimento de casos de Sarampo em estados da região Norte do Brasil, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), juntamente com o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES), faz um alerta da importância de manter em dia a vacinação para garantir a proteção contra as doenças e reafirma o compromisso de manter uma elevada cobertura vacinal em todos os municípios.