Cosems/ES e Sesa implantam Guia Orientador para enfrentamento da pandemia na Rede de Atenção à Saúde

24 de junho de 2020

Guia

O Colegiado das Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou nesta terça-feira, a implantação do Guia Orientador para enfrentamento da pandemia na Rede de Atenção à Saúde. O manual foi criado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).

O evento virtual contou com a participação dos secretários municipais de saúde dos municípios capixabas, do presidente do Conasems, Wilames Freire, do secretário executivo do Conass, Jurandir Frutuoso Silva, do secretário de Estado da Saúde, Nésio Medeiros, além de assessores técnicos das três instituições e a representante do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Regiane Nunes.

O presidente do Conasems, Wilames Freire, destacou os desafios vividos com a pandemia. “Vivemos um momento crítico mas seguimos na defesa incessante do SUS. Estamos trabalhando bastante para a implantação desse guia. Mas hoje o objetivo é nos alinharmos. Aproveitem bem o material do Guia. Os resultados práticos dele tem sido de um aproveitamento enorme. O Conasems está à disposição de todos que fazem a saúde do Espírito Santo”, ressaltou.

O secretário executivo do Conass, Jurandir Frutuoso Silva, lembro da importância de retomar o trabalho da Atenção Primária. “Vamos utilizar as estratégias do Guia e de maneira integrada, fazer a Atenção Primária Forte em meio à pandemia. Ficamos felizes em trazer Conass e Conasems juntos a vocês, pois não há país forte sem sistema de saúde forte. As pessoas descobriram importância do SUS agora e temos que ter a retomada da Atenção Primária como reestruturante do sistema”, destacou.

Os participantes também ressaltaram a importância do trabalho rápido e conjunto pra a implantação do Guia no Estado. O município de Marataízes, inclusive, já está adotando o Guia e tendo resultados positivos. “O manual se materializa agora para avaliar o que já fizemos e fazer melhor daqui pra frente. Além disso, o Guia traz de forma fácil e simples como implantar tudo que tivemos nas diversas portarias publicadas desde o início da pandemia”, explicou Andréia Passamani, secretária de Saúde de Santa Teresa, membro da diretoria do Conasems e que ajudou na elaboração do material.

“O Guia é muito bom e muitoqualificado. É um grande instrumento para difundir e disseminar estratégias. Documentos como esse marcam a história do SUS”, disse o secretário da Sesa, Nésio Medeiros. Ele ainda pontuou que o reposicionamento da Atenção Primária é necessário para vencer a pandemia.

Clique aqui e confira o Guia Orientador na íntegra.

APRESENTACAO GUIA APS 23-06-20