Cosems/ES marca presença no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde

17 de novembro de 2023

WhatsApp Image 2023-11-17 at 15.09.57

O Colegiado de Secretarias Municipais do Espírito Santo (Cosems/ES) está participando do Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado de 16 a 18 de novembro, em Florianópolis. O Cosems-SC é o anfitrião do evento, que tem a organização dos Cosems das três regiões, entre eles o Cosems/ES, que representam 3.326 gestores municipais de saúde: 59,72% dos 5.570 municípios brasileiros.

São parceiros na organização os Cosems do Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O evento tem o objetivo de fomentar discussões a nível técnico e político, compartilhar experiências de gestão, promover a capacitação de gestoras e gestores de saúde e equipes técnicas municipais, renovar as ações de fortalecimento do SUS e ampliar o conhecimento técnico e tecnológico, objetivando a melhoria na resolução das demandas da saúde da população.

“O congresso é um espaço importante para a troca de experiências. Aliás, todos os congressos são assim, pois o gestor sai com ensinamentos, sempre há algum conteúdo ou uma nova ideia para ser implantada dentro do município. Então esse espaço de congresso, ele é super relevante para a gestão. Todos os gestores deveriam participar desse tipo de evento, pois aqui a gente aprende, se une e se fortalece”, destacou a presidente do Cosems/ES, Sandra Lupim.

O Cosems/ES, além de um dos organizadores e do stand na feira, participou ainda da programação. A presidente do Colegiado, Sandra Lupim, foi a mediadora da mesa-redonda Política de Atenção Primária em Saúde, que contou ainda com a participação do secretário da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, da secretária municipal de Saúde de Florianópolis, Cristina Pauluci, e a secretária de Saúde de Senador Canedo/GO, Veronica Savatin.

O assessor técnico do Cosems/ES, Stanley Mendes, participou da mesa redonda Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2028 – Inovação em Saúde Digital, apresentando “Caso de Uso: o ConectSUS profissional no Estado do Espírito Santo”. As apoiadoras Carla Estela Lima e Lucileia Eller foram moderadoras na Feira de Experiências Municipais Bem-SUScedidas. 

O Espírito Santo teve ainda três trabalhos participantes da feira de experiências. Uma delas foi a do município de Vitória: “Vacinação em dia! Estratégias para recuperação da cobertura vacinais no município de Vitória – ES”, apresentada por Tatiane Comério. A outra foi de Laranja da Terra: “Previne Brasil: importância da análise e monitoramento dos dados do seu município”, por Daniela Tesch. E por último, a experiência de Itaguaçu, “Vivências do universo saudável na escola: uma abordagem prática e intersetorial em Itaguaçu”, de Tatiana Haddad, que ficou exposta em banner durante o evento.