O COSEMS/ES realiza reunião virtual com representantes dos municípios capixabas para divulgar o Projeto Conectividade na Saúde.

20 de abril de 2022

conectividade-na-saude

O projeto Conectividade na Saúde faz parte de um acordo de cooperação entre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A partir do acordo foi desenvolvido o Medidor SIMET-Saúde para medir a qualidade da internet nos estabelecimentos de saúde brasileiros utilizando a tecnologia do Sistema de Medições do Tráfego de Internet (SIMET).

A reunião contou com mais de 75 técnicos municipais, sendo eles coordenadores, profissionais da área de tecnologia da informação e operadores do SCNES (Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Também esteve presente a Assessora Técnica do CONASEMS, Marizélia Leão, que reforçou a importância da iniciativa e participação dos representantes municipais, tendo em vista os avanços na Saúde Digital no Brasil e a necessidade de haver uma conexão de internet de qualidade nos estabelecimentos de saúde.

O objetivo é estimular os municípios do Espírito Santo a instalarem gratuitamente o medidor SIMET em todos os estabelecimentos de saúde do país. A orientação é para priorizar aqueles que trabalham com atenção primária, caso das Unidades Básicas de Saúde.

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o medidor

“O objetivo de realizar a coleta dos dados relacionados a qualidade de conexão, poderá subsidiar análises e nos permitirá identificar os locais mais vulneráveis, com baixa qualidade de conexão. Isso nos permitirá trabalhar em políticas públicas visando solucionar e equalizar esse cenário”, relatou o Assessor Técnico do COSEMS, Stanley Mendes.

Atualmente o Espírito Santo conta com 49 estabelecimentos enviando dados de medições de internet. O objetivo é ampliar gradativamente esse número para que os dados possam evidenciar o panorama em relação a conectividade no Estado do Espírito Santo.

Como instalar?

Para realizar a instalação do Medidor, será necessário ter em mãos o código CNES do estabelecimento de saúde.

Cada estabelecimento deverá escolher um computador para a instalação do medidor. Deve ser dada preferência ao computador que fica mais tempo conectado à Internet e que recebe o sinal via cabo, ou àquele em que é feito o envio de dados do prontuário eletrônico ou do maior número de envio de dados à base nacional do Ministério da Saúde.

Clique aqui e acesse o Passo a passo para instalar o medidor no Windows

Clique aqui e acesse o Passo a passo para instalar o medidor no Linux

Medidor SIMET - Conectividade na Saúde
Medidor SIMET – Conectividade na Saúde

Acompanhando as medições

Após realizar a instalação do Medidor SIMET-Saúde, o gestor poderá acompanhar o desempenho da conexão de internet de suas unidades de saúde, bastando apenas digitar o código CNES no painel da plataforma Conectividade na Saúde.
Entre os dados disponíveis estão métricas como latência (medida de tempo para uma mensagem ir a um destino e voltar), velocidade de downloadupload e perda de pacotes.

No mesmo painel, será possível acompanhar o histórico da qualidade da rede num período de até 60 dias, além de compará-la com a mediana de conexão à Internet do entorno (mesmo setor censitário), o que permite avaliar a possibilidade de contar com um serviço melhor. A plataforma fornece ainda uma lista de provedores que atuam na localidade.

Já na seção “Dados de instalações no Brasil”, gestores poderão acompanhar a instalação do medidor  e gerenciar o andamento do processo de instalação em sua cidade ou estado. A plataforma possibilita, também, consultar a proporção de estabelecimentos que não têm acesso à Internet, permitindo buscas conforme a localidade desejada.

Fonte: CONASEMS

O Projeto teve sua divulgação nacional realizada em 30 de março de 2022 no formato virtual (Live) e contou com a participação de representantes do Nic.BR e do CONASEMS. Confira o vídeo abaixo:

Imagens da reunião