Cosems/ES participa de oficina para discutir o Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde e Avaliação da Atenção Primária à Saúde

27 de fevereiro de 2024

WhatsApp Image 2024-02-21 at 17.54.08

O Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/ES) participou, na última semana, em Brasília, de uma oficina realizada pelo Ministério da Saúde para discutir o Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O evento marcou o início dos diálogos para a construção das estratégias que serão levadas aos territórios, dentre uma série de encontros que o Ministério vai realizar com as instituições parceiras, para discutir a agenda de avaliação na atenção primária e elaborar o Censo Nacional das UBS.

O assessor técnico do Cosems/ES, Stanley Mendes, relatou que participar da oficina foi uma experiência enriquecedora, sublinhando a importância de coletar dados precisos para melhorar os serviços de saúde. “O censo é crucial para identificar necessidades e embasar políticas públicas, permitindo uma alocação eficaz de recursos e a implementação de melhorias nas UBS. A troca de conhecimentos com profissionais de diversas áreas amplia nossa visão sobre o sistema de saúde e reforça nossa convicção na coleta de dados como ferramenta essencial para responder às necessidades da população”, disse.

Stanley destacou ainda que no Espírito Santo, onde a diversidade de contextos urbanos e rurais apresenta desafios únicos para a prestação de cuidados de saúde, o censo emerge como uma ferramenta indispensável. “Este processo não apenas otimiza a alocação de investimentos em saúde, mas também fortalece o sistema de saúde local, elevando o padrão de vida e bem-estar da população do estado”, frisou.

O último censo das UBS foi realizado em 2012, por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq). Após 12 anos, o Ministério da Saúde, em parceria com os conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS) e representantes da comunidade acadêmica, realizará uma avaliação nacional de 100% das unidades de saúde. A análise será baseada no diagnóstico de infraestrutura, equipamentos, tecnologia e processo de trabalho das equipes.

Saiba mais sobre a oficina em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/fevereiro/ministerio-da-saude-articula-elaboracao-do-censo-nacional-das-unidades-basicas-de-saude