Cosems/ES realiza a primeira assembleia de 2020 com nova diretoria

7 de fevereiro de 2020

WhatsApp Image 2020-02-07 at 11.17.12

Foi realizada nesta sexta-feira (07), a 1ª Assembleia Geral Ordinária do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), no auditório da ETSUS, em Vitória. O evento reuniu secretários municipais de Saúde, apoiadores e câmaras técnicas do COSEMS/ES.

A reunião começou com a recomposição da diretoria do Cosems/ES, que agora é presidido por Cátia Cristina Vieira Lisboa, secretária municipal de Saúde de Vitória. Logo após, foi apresentado o diagnóstico e plano de ação na Assistência Farmacêutica Básica. Também foi pauta da assembleia do Programa Saúde Fácil, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que tem o objetivo de reduzir a demanda reprimida dos últimos anos e dar celeridade ao atendimento especializado no Espírito Santo.

Também por meio da Sesa, foram apresentados os instrumentos de planejamento Digisus e pactuação de indicadores, além do plano de trabalho da Ouvidoria da Secretaria.

O coronavírus, as enchentes que atingiram os municípios capixabas em janeiro e as arboviroses também foram debatidos pelos participantes durante a assembleia. Além disso, o secretário de Saúde de Fundão, Fernando Gustavo da Vitória, foi indicado como representante do Cosems/ES para a Comissão Gestora Local do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde.

Para finalizar, foram repassadas as informações preliminares da 5ª Mostra Espírito Santo Aqui tem SUS e do VI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, que serão realizados em 2020.