Cosems/ES realiza Assembleia Geral e discute Regionalização do SUS
6 de novembro de 2025
Compartilhe essa publicação
O Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) promoveu, nesta quarta-feira (05), a Assembleia Geral Ordinária de novembro e uma oficina com o tema “Regionalização no SUS”. O evento, realizado no auditório “Zemar Moreira Lima”, na Prefeitura Municipal de Vitória, reuniu gestores e técnicos municipais de Saúde, apoiadores e membros das Câmaras Técnicas do Cosems/ES, além de convidados especiais para um dia de debates, atualizações e troca de experiências.
O presidente do Cosems/ES, Michel Barth, saudou os presentes e destacou a relevância de uma agenda. “Este é um momento importante de debate sobre o SUS, não só pelas pautas que temos para nossa assembleia, mas em especial pela oficina de Regionalização, que conta com a participação de técnicos do Ministério da Saúde. A integração entre as diversas esferas é essencial para o fortalecimento das políticas públicas de saúde”, disse.
Pela manhã, foi realizada a assembleia, com a pauta marcada por temas técnicos relevantes para a saúde pública estadual. O destaque foi o lançamento do edital da Mostra “Espírito Santo, aqui tem SUS”, e a apresentação do novo estatuto do Cosems/ES, que traz atualizações relevantes, entre elas, a alteração do nome para “Conselho” no lugar de “Colegiado”, igualando aos outros Cosems do país.
Também foram debatidas pautas como a organização da maleta de urgência nas Unidades Básicas de Saúde e a gestão das insulinas e canetas reutilizáveis, o Curso de Aperfeiçoamento da Prática e Coordenação do Cuidado na APS dentro da Política de Educação Permanente e o curso Saúde e Bem Viver nos Municípios
À tarde, o evento foi marcado pela Oficina de Regionalização no SUS, um momento para falar da política nacional da temática. Os debates contaram com a participação dos técnicos do Ministério da Saúde Fátima Ali, Isabel Senra e André Luís Bonifácio de Carvalho.





















