Cosems/ES realiza encontro de Encerramento de Gestão Municipal 2020

11 de dezembro de 2020

WhatsApp Image 2020-12-11 at 15.44.21

O Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) realizou nesta quarta (09), quinta (10) e sexta-feira, o Encontro de Encerramento de Gestão Municipal de Saúde 2020. O evento, que seguiu todos os protocolos sanitários, foi um momento para debater os desafios e avanços da saúde nos municípios capixabas, além de auxiliar os gestores no encerramento da gestão.

O evento contou com a participação de gestores e técnicos municipais de Saúde, da diretoria do Cosems/ES, do presidente do Conasems, Wilames Freire, do secretário executivo do Cosanems, Mauro Junqueira e de representantes da Secretaria de Estado da Sáude (Sesa). Além disso, a assessora técnica do Conasems, Denise Rinehart, ministrou uma palestra virtual com o tema “Responsabilidades Sanitárias” e o assessor técnico Marcos Franco falou sobre “Interação Atenção Básica e Vigilância em Saúde”. A programação contou ainda com a última assembleia de 2020 e as apresentações das experiências exitosas da mostra “ES, aqui tem SUS”.

A presidente do Cosems/ES, Cátia Lisboa, destacou a importância do evento. “Este momento é um marco para nós, o encerramento de um ciclo. Só quem é gestor compreende tudo o que vivemos, principalmente neste último ano que foi ainda mais desafiador e de muitos aprendizados. Mas, toda crise é uma oportunidade e esse ano conseguimos implementar diversas ações no SUS”, ressaltou.

Ela ainda agradeceu e reforçou a importância da presença dos representantes do Conasems no evento.  “Quero destacar a importância do Mauro e Wilames aqui conosco, marcando o encerramento deste ciclo e o início de um novo que virá para alguns dos gestores presentes. Certamente, vamos seguir carregando o SUS no coração e militando por ele”, pontuou.

Wilames Freire também falou sobre os desafios que a pandemia trouxe. “Tivemos um ano atípico, com um vírus inimigo que nos colocou para refletir. Temos o o privilégio de ter o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil que, mesmo com todas as dificuldades, quando acionado, demos a resposta que a sociedade esperava”, lembrou.

O presidente do Conasems reforçou ainda que o Conselho tem que apoiar os municípios e representar os secretários municipais de Saúde do Brasil. “Devemos caminhar nos interesses de quem está na ponta. Somos nós quem fazemos a atenção primária. Temos um país continental com diversos países dentro de um só. O futuro do Brasil é fortalecer as regiões de Saúde, integrá-las e desenvolvê-las. Para isso, é fundamental termos diálogos entre todos os governos e trabalhar em conjunto, já que a ação isolada de um município não consegue resolver um problema da comunidade”, disse.

O evento foi marcado por uma palestra do secretário-executivo do Conasems, Mauro Junqueira, falando sobre o Encerramento de Gestão 2020. Mauro pontuou ainda sobre os desafios na

gestão municipal, rotatividade de gestores, importância dos apoiadores, capacitações e a vacina da Covid-19. “Ser gestor não é fácil, principalmente na pandemia. E todos nós sabemos que, independente de continuidade ou não, temos que preparar para mudança, mesmo quem vai continuar, já que será um novo mandato e temos requisitos legais a cumprir no encerramento de gestão”, destacou.

Mauro lembrou ainda que o Conasems está trabalhando para dar cada vez mais apoio aos gestores e, por isso, está investindo na capacitação deles. “Vamos capacitar os gestores por meio da TV Conasems, capacitar e certificar também as equipes. Essa é só uma das apostas do Conasems para ter um só objetivo: melhorar a resposta dos secretários de Saúde com seus municípios”, adiantou.

Clique aqui e acesse a apresentação feita por Mauro Junqueira

Clique aqui e confira as fotos.

Confira a mensagem do secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes: