Cosems/ES realiza Encontro de Gestores

9 de agosto de 2021

5AEFC085-8430-4A51-B339-04B6FA192E0F

Para alinhar informações importantes na gestão do SUS e tirar dúvidas sobre financiamento, os secretários municipais de Saúde dos municípios capixabas participaram do Encontro de Gestores, realizado pelo Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES). O evento teve apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

Além dos gestores, o Encontro reuniu, na quinta (05) e sexta-feira (06), no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, na Serra, técnicos municipais e estaduais de saúde.

A abertura teve a presença da presidente do Cosems/ES, Cátia Lisboa, do vice-presidente do Conasems e presidente do Cosems/PA, Charles Cesar Tocantins e do secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes. “É muito importante aproveitarmos esses momentos de trocas para fortalecer os gestores e debater a maior potência de inclusão social do mundo, o SUS”, destacou Cátia.

“O encontro é uma importante ferramenta de debates, ajustes e interação dos secretários. Além disso, é fundamental o alinhamento e consonância nas ações para a saúde dos capixabas”, ressaltou Nésio.

O assessor técnico do Conasems, Diogo Demarchi, fez uma ampla apresentação sobre o Previne Brasil, mostrando detalhes e passo a passo de ações. Diogo falou ainda do financiamento do SUS e tirou dúvidas dos gestores e destacou a parceria do Conasems.

“O Conasems está à disposição para sanar dúvidas. Temos diversas notas técnicas e tutoriais, uma série de materiais para munir vocês com informação. Peçam informação ao Conasems o máximo que puderem”, disse Diogo.

O encontro contou ainda com dois momentos de reflexão e descontração dos participantes: a palestra da doutora em Psicologia, Mônica Cola Cariello, e apresentação da apoiadora do Cosems/ES, Jovelina Aguiar. 

Confira as apresentações feitas no evento: