Cosems/ES realiza evento de Encerramento de Gestão 2021

10 de dezembro de 2021

Encerramento 2021

O Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) reuniu, nesta quinta (09) e sexta-feira (10), gestores e técnicos de saúde em seu evento de Encerramento de Gestão 2021. Na pauta, destaque para as ações de fortalecimento do SUS realizadas ao longo do ano e das ações estratégicas desenvolvidas nos municípios.

O encontro foi realizado no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, e contou também com a presença do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e do médico e pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro.

A vice-presidente do Cosems/ES, Sandra Lupim, falou sobre a participação de gestores municipais nas ações e debates do Colegiado. “No Cosems/ES, trazemos os desafios da gestão do SUS, deliberamos pautas importantes e buscamos apoio para resolver entraves. O Colegiado é um espaço de diálogo para o fortalecimento do SUS, por isso, agradecemos a participação de todos e a parceria com a Sesa”, disse. 

Nésio Fernandes destacou a importância da parceria entre Estado e municípios e como essa aposta na boa gestão é fundamental no avanço e crescimento dos serviços da saúde. “Hoje nós temos a quarta ou quinta melhor cobertura de estratégia de Saúde da Família do Brasil. A decisão de construir uma linha de planejamento e execuções entre Estado e municípios foi fundamental para avançarmos com diversos serviços, como expandir o atendimento especializado nas regionais, e ampliação do SAMU 192 e testagem em massa contra COVID-19”, ressaltou o secretário. 

Na ocasião, foram apresentadas ainda as experiências exitosas de gestão no atendimento ao usuário do SUS das quatro Regionais de Saúde do Estado. Além disso, os participantes esclareceram dúvidas sobre conceitos e modelos da gestão e inovação. 

Em sua fala, Odorico Monteiro agradeceu a oportunidade de participar do encontro e lembrou que o diálogo entre as governanças é essencial no fortalecimento do SUS e na garantia de um melhor trabalho.  

“Essa é uma agenda estratégica que possibilita verificar a capacidade de serviço de cada município, sendo fundamental para o crescimento das atividades na área da saúde de todo o Estado. Quero destacar o trabalho realizado pelo governadorRenato Casagrande, juntamente com o secretário da Saúde durante a pandemia, sendo de muita relevância ao Brasil”, pontuou.  

A programação contou também com palestras sobre processo de regionalização no Espírito Santo; programas e projetos; status dos planos municipais do Estado; e atualização do Previne Brasil. 

Também estiveram presentes a secretária executiva do Colegiado, Marfiza Novaes; o diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), Fabiano Ribeiro; a superintendente da região Metropolitana, Cybeli Pandini; da Central, Maricelis Caetano, do Norte, Edilson Monteiro; e do Sul do Estado, José Maria Justo.

Assessoria de Comunicação do Cosems
Karolina Gazoni
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos
[email protected]  

Fotos: Karolina Gazoni, Lucileia Eller e Danielly Schultais