Cosems/ES reúne gestores para assembleia de junho

2 de junho de 2022

WhatsApp Image 2022-06-02 at 09.55.16

O Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/ES) reuniu, nesta quinta-feira (02), gestores municipais de Saúde, técnicos municipais e estaduais, além da equipe de sua equipe de apoio e assessoria para a assembleia geral do mês de junho. A reunião foi realizada no auditório da ETSUS, em Vitória.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, que também participou da assembleia, falou para os participantes sobre a microrregionalização da atenção ambulatorial. Já o subsecretário de Vigilância Sanitária, Luiz Carlos Reblin, apresentou a atualização da pandemia de Covid-19 no Espírito Santo.

A assembleia contou também com a participação da dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas Públicas de Saúde (Caops) e coordenadora do Gap-Covid-19 do MPES, promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei.

A pauta contou ainda com outros temas ligados à Covid-19, como vacinação e telemedicina: programa pós-Covid-19. Além disso, foi falado sobre as normativas dos ACS e ACE, o uso operacional da vacina BCG, a situação epidemiológica das arboviroses no Espírito Santo, a Lei do Cuidado Nº11147/2020 e sua regulamentação.

Os participantes discutiram ainda sobre a situação epidemiológica da “varíola dos macacos”, sobre hepatites e tiologia desconhecida do fluxograma de envio de amostras ao Lacen. Por fim, foram feitos alinhamentos quanto ao Congresso Nacional do Conasems, que será realizado em julho.