Diretoria do Conasems se reúne em Belo Horizonte-MG

30 de setembro de 2021

Diretoria Conasems

Nesta terça (28) e quarta (29) a diretoria do Conasems se reuniu em Belo Horizonte-MG. Durante a reunião foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária, que aprovou com unanimidade a alteração do estatuto para criação de filiais do Conasems, tendo em vista o crescimento da Instituição. Temas importantes como o Previne Brasil, vacinação e leitos Covid-19 foram os destaques da pauta. Representando o Cosems/ES, participaram a presidente Cátia Lisboa e o 1 secretário Henrique Luis Follador.

Além dos secretários municipais de saúde, estiveram presentes na reunião Márcio Bósio, representante da ABIMO que falou sobre Imunidade Tributária/Reforma Tributária PEC 110 e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, representando a FNP. Loureiro fez uma apresentação sobre o Consórcio Conectar, que foi idealizado para apoiar os municípios  para aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos de saúde via consórcios públicos. (Clique aqui e saiba mais sobre o Conectar)

Em relação ao Previne Brasil foram apresentados os componentes do novo modelo de financiamento APS e abordados a evolução da adscricao dos usuários nas equipes de Atenção Básica e a melhoria dos processos de trabalho para o alcance dos indicadores de desempenho.

(Confira aqui a apresentação na íntegra)

Marcela Alvarenga, assessora técnica do Conasems, apresentando o cenário do Previne Brasil 

Mais Conasems

Na terça-feira (28), como parte das atividades em Belo Horizonte-MG, a diretoria visitou o Núcleo Pedagógico do Mais Conasems, situado na capital mineira. O núcleo é responsável  pela criação de conteúdo dos cursos ImunizaSUS e Ser Gestor. A equipe é formada por pedagogos, conteúdistas, roteiristas, designers e webdesigners, que em conjunto com o estúdio Mais Conasems, situado em Brasília, produzem as aulas disponibilizadas no AVA. 

Visita da diretoria ao núcleo pedagógico Mais Conasems 

Todo esse percurso de produção de conteúdo é realizado em conjunto e acompanhado de perto pela assessoria técnica do Conasems. “A criação desse núcleo e do estúdio, como parte do Conasems, tem objetivo de promover a capacitação de profissionais de saúde com uma visão prática do SUS, no caso do Ser Gestor, por exemplo, é gestor falando para gestor”, explicou o secretário executivo do Conasems, Mauro Junqueira. De acordo com ele, as universidades não preparam os profissionais para atuar no SUS e isso gera um problema na ponta. “A nossa ideia é ofertar conhecimento qualificado sobre saúde pública com o objetivo de fortalecer o SUS”. 

Outras pautas

O presidente do Cosems MG, Eduardo Silva, aproveitou a oportunidade da reunião de diretoria e fez a entrega do Livro Apoio Regional aos Membros da Diretoria “Reflexões 30 Anos do COSEMS/MG”. Fabiano Pimenta da SMS de Belo Horizonte, apresentou as ações do município em relação ao combate as arboviroses e Carlos Peçanha, da Rentokil, fez uma apresentação sobre as Tecnologias de Monitoramento Inteligente do Aedes Aegypti.