Experiências dos municípios do Espírito Santo têm destaque na 17ª ExpoEpi

13 de novembro de 2023

ExpoEPI

O Espírito Santo esteve presente na 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (17ª ExpoEpi), do Brasil, realizada em Brasília, na última semana. Experiências dos municípios capixabas foram divulgados na mostra, que teve mais de 1,8 mil trabalhos de todo o país submetidos.

A ExpoEpi tem como objetivo difundir e divulgar práticas exitosas dos serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a Saúde Pública e é considerada o maior evento do país de vigilância em saúde e reúne gestores, movimentos sociais, academia e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na mostra, 30 trabalhos foram selecionados para uma apresentação oral, entre eles, três dos municípios capixabas de Vila Velha, Vitória e Muniz Freire:

1 – Vila Velha: O impacto da Covid-19 em instituições de longa permanência para idosos, antes e após a Imunização, no município de Vila Velha – ES – autora Pollyana Pazito Pereira

2 – Vitória: Estratégia para ampliação da busca ativa de casos de tuberculose: utilização de plaquetose como auxiliar na suspeição diagnóstica – Luciene Venturini Caldas

3 – Muniz Freire? Mais saúde e cidadania em sua comunidade – ações de promoção e prevenção em saúde pública no município de Muniz Freire através de horta domiciliar e filtro de barro- Maria de Lourdes Lugao.

A 17° Mostra também selecionou trabalhos em formato de pôster e banner para serem expostos e apresentados. O município de Marataízes foi selecionado como o trabalho Implantação do núcleo de prevenção da violência e promoção da Paz em um município do Espírito Santo, de Marcelle Lemos Legal Santos.

Além disso, dois trabalhos da Secretaria de Estado da Saúde do Espirito Santo (Sesa) também foram expostos: Investigação de surto de histoplasmose em propriedade agrícola no município de Santa Leopoldina /ES em 2023 – Gabriella Lima Santos e Contribuição farmacêutica na logística e uso racional de medicamentos para tuberculose em uma regional de saúde: Relato de experiência – Patrícia Marin Callegari.

A ExpoEpi promoveu uma cerimônia de homenagem para entrega de certificado de honra ao mérito aos municípios que tiveram desempenho extraordinário no Programa de Qualificação das ações de Vigilância em Saúde – PQAVS, no período de 2014 a 2021. Ao todo foram 71 municípios homenageados em todo o Brasil, destes dois são capixabas: Ibatiba e Rio Bananal.

A Mostra é uma realização da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.