Gestores alinham ações na assembleia de setembro do Cosems/ES

2 de setembro de 2021

WhatsApp Image 2021-09-02 at 16.59.33

Nesta quinta-feira (02), os secretários e técnicos municipais de Saúde se reuniram na ETSUS, em Vitória, para realizar a assembleia geral do mês de setembro do Colegiado de Secretaria Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES). O encontro serviu para alinhar as ações dos municípios na gestão do SUS.

A assembleia tratou de pautas como testagem e vacinação contra Covid-19, Previne Brasil, Urgência e Emergência em Oftamologia, elaboração dos Planos Municipais de Saúde, entre outros temas. O gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) falou sobre o agendamento e testagem para Covid-19. Ele explicou ainda sobre como cadastrar pontos para fazer o agendamento online de coleta de exames RT PCR para Covid-19.

A vacinação contra o coronavírus também foi pautada, com comentários e dúvidas dos secretários municipais respondidos pelo subsecretário de Vigilância em Saúde da Sesa, Luiz Carlos Reblin. “É importante darmos continuidade à vacinação da população, mas sem descuidar das medidas sanitárias, pois temos a variante delta no Estado”, alertou.

Os secretários e técnicos puderam também conferir o cenário atual do Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde (PGASS), com a técnica da Sesa, Márcia Portugal. O subsecretário da de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde da Sesa, Gleikson Barbosa e sua equipe apresentaram o fluxo de urgência e emergência em oftalmologia.

Foi apresentado ainda o balanço do projeto de apoio institucional da Sesa aos municípios para a elaboração dos Planos Municipais de Saúde. “O Plano nos dá um norte e nos mostra a importância do planejamento no SUS. Agradecemos ao apoio da Sesa e também das nossas apoiadoras do Cosems/ES”, destacou a presidente do Cosems/ES, Cátia Lisboa.

O assessor técnico do Cosems/ES, Stanley Mendes, atualizou os gestores sobre o Informatiza APS, o Saúde na Hora, os Centros de Atendimento Covid-19, e as mudanças do Previne Brasil. Foram apresentadas também as datas das oficinas do Previne Brasil que o Cosems/ES realizará para auxiliar os municípios.