Gestores municipais de Saúde participam da assembleia do Cosems/ES de maio

7 de maio de 2021

Assembleia-Maio-2021-05-07-at-16.25.43-1

Gestores municipais, técnicos municipais e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) participaram, nesta sexta-feira (07), da Assembleia Geral Ordinária do mês de maio do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES). A reunião foi realizada na auditório da ETSUS, em Vitória, respeitando os protocolos sanitários.

A presidente do Cosems/ES, Cátia Lisboa, abriu o evento desejando boas-vindas aos gestores, em especial aos novos. “Gostaria de agradecer a presença de todos. O momento não é fácil para ninguém, mas precisamos ser resistentes e estar unidos”, destacou Cátia. Em seguida, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Medeiros, saudou os participantes. “Temos aqui hoje pautas que exigem nossa atenção, debate e união”, disse.

As pautas do dia começaram com a apresentação do assessor técnico do Cosems/ES, Stanley Mendes, sobre capitação ponderada. Stanley apresentou a evolução dos municípios na capitação ponderada e as perspectivas para os próximos quadrimestres. 

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin apresentou uma atualização do panorama atual da distribuição de vacinas, em especial as que serão utilizadas nas segundas doses. A assembleia contou também com a participação da representante do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), a promotora Inês Poldi, que também falou sobre a atuação da instituição na pandemia. 

“Ser um secretário de Saúde, principalmente na pandemia, é uma missão. O MPES vem acompanhando e fiscalizando a condução da pandemia e vocês são demandados diariamente por nós e pelos demais órgãos de controle”, disse a dra. Inês. Ela apresentou ainda as principais denúncias que chegam ao Ministério, como as envolvendo vacinação, para que os gestores se atentem.

Na pauta ainda estiveram a expansão do Samu e o ICEPi. Para finalizar, a técnica da Sesa, Márcia Portugal, apresentou a Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS).