Gestores municipais e representantes da Sesa participam da assembleia de julho do Cosems/ES

1 de julho de 2020

Assembleia Julho

Nesta quarta-feira (01), foi realizada a Assembleia Geral do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES). A reunião, feita virtualmente, contou com a participação dos gestores municipais, técnicos da saúde e representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A apoiadora do Cosems/ES, Jovelina Aguiar, iniciou as pautas do dia apresentando o cenário atual do DigiSUS no Espírito Santo, com os dados de cada região. Outra pauta foi a regulação formativa, com as medidas para o retorno gradual dos atendimentos. Também fizeram parte dos debates as cirurgias eletivas, o programa Mais Médicos e o inquérito sorológico.

“Nossa assembleia foi muito produtiva, com pautas que convergiram para todos, mesmo com as diferenças nos municípios, afinal, estamos todos vivendo as mesmas dificuldades diante da pandemia”, destacou a presidente do Cosems/ES, Cátia Lisboa. “Todo momento adverso é uma chance para fazer diferente e precisamos juntos ajustar nossos processos de trabalho”, pontuou.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Medeiros, fez um breve panorama do cenário da pandemia e da tendência dos números de casos. “Estamos avaliando sempre os dados e fazendo uma leitura de comportamento das fases que estamos vivendo. Há uma perspectiva de que os casos desacelerem na Grande Vitória e em alguns municípios”, destacou.

Durante a pandemia, as assembleias estão sendo realizadas por meio de videoconferência. Além disso, estão sendo realizadas reuniões semanais de alinhamento entre os gestores municipais e os representantes da Sesa.