Guia Orientador para Enfrentamento da Pandemia e reflexão sobre coronavírus são destaques em assembleia do Cosems/ES

4 de junho de 2020

Captura de Tela 2020-06-04 às 09.58.41

A assembleia de junho do Cosems/ES, realizada virtualmente nesta quinta-feira (04), teve a participação especial da assessora técnica do Conasems, Denise Rinehart. A técnica, que é coordenadora do Projeto Rede Colaborativa, fez uma reflexão sobre o momento da crise do coronavírus e falou sobre o Guia Orientador para o Enfrentamento da Pandemia na Rede de Atenção Básica à Saúde.

Denise destacou o desafio que a pandemia trouxe para a área da saúde. “Este desafio expõe de maneira delicada as deficiências antigas do SUS, como dificuldade de insumos e mão de obra. Temos sim que pensar em como vamos sair da pandemia. Porém, temos que aprender a lidar com a situação pois não sabemos tão cedo quando virá uma vacina e não há evidências científicas de tratamento”, disse.

A assessora técnica também ressaltou a importância dos gestores de Saúde terem conhecimento e utilizarem o Guia Orientar para Enfrentamento da Pandemia. “Esse material foi construído a muitos mãos e pode ajudar toda a rede no combate ao coronavírus. É importante adequar a realidade do município ao guia. Esse é um material aliado no enfrentamento, que auxilia a enxergar um norte e parceiros nessa batalha”, explicou Denise.

Ela ainda lembrou da importância do SUS na pandemia e do reconhecimento que o Sistema Único de Saúde vem tendo no Brasil. “O SUS faz muita diferença no enfrentamento da covid-19, haja vista o exemplo dos Estados Unidos. Lá sem SUS os custos para a população usar os serviços de saúde são altíssimos, mas aqui felizmente temos. E ainda temos vocês, gestores municipais de saúde, que são guerreiros em suas cidades e que acreditam nas políticas públicas para o enfrentamento da pandemia”, pontuou.

Outras pautas

Além das pautas de destaque, a assembleia do Cosems/ES tratou ainda dos desafios do novo modelo de Regulação da Atenção Especializada, do Previne Brasil e de portarias importantes. O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, também participou da reunião trazendo o cenário atual do coronavírus no Espírito Santo. As apoiadoras do Cosems/ES trataram ainda do Informatiza APS.

Clique aqui e confira o Guia Orientador na íntegra.