Michel Barth, presidente do Cosems/ES, discute pautas estratégicas para o SUS capixaba com o ministro da Saúde

13 de fevereiro de 2026

WhatsApp Image 2026-02-13 at 08.34.15

O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems-ES) e diretor de Regionalização e Descentralização do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Michel Barth, foi recebido na tarde dessa quinta-feira (12), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir pautas estratégicas para o fortalecimento do SUS no Espírito Santo, entre elas, a aprovação do Plano Estadual do Programa Especial de Saúde do Rio Doce.

Também participaram o governador do Estado, Renato Casagrande, o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, e o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Itamar Teixeira.

A assinatura da resolução que aprova o Plano Estadual do Programa Especial de Saúde do Rio Doce garante o investimento R$ 132 milhões na promoção do acesso à saúde da população dos 11 municípios capixabas mais afetados pelo desastre ambiental de Mariana: Baixo Guandu, Colatina, Aracruz, Linhares, Marilândia, São Mateus, Sooretama, Fundão, Serra, Conceição da Barra e Anchieta. O documento estabelece as diretrizes para a aplicação de parte dos recursos oriundos do Novo Acordo do Rio Doce.

“Agradecemos ao ministro Alexandre Padilha pelos investimentos destinados ao Espírito Santo. A ação reforça o compromisso das esferas federal, estadual e municipal com o fortalecimento do SUS capixaba, a regionalização da saúde e a ampliação do acesso da população a serviços de qualidade”, ressaltou o presidente do Cosems/ES, Michel Barth.

O Plano Estadual do Programa Especial de Saúde do Rio Doce organiza a aplicação dos recursos em diversas frentes de custeio e investimento, incluindo o financiamento de parte da construção do novo Complexo Hospitalar em Colatina, que contemplará o novo Hospital Silvio Ávidos, a Superintendência Regional de Saúde e o Centro Regional de Especialidades (Policlínica), além de investimentos no parque tecnológico do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen), construção de CAPS, Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e ações voltadas à expansão e qualificação da oferta de serviços e à organização das redes de atenção à saúde e vigilância.

O Complexo Hospitalar de Colatina será referência para a Região Central de Saúde, com 340 leitos de alta resolutividade e papel estratégico na Rede de Urgência e Emergência, além da oferta de atendimentos de média e alta complexidade e cirurgias eletivas.

Ainda durante o encontro com o ministro Alexandre Padilha, o presidente do Cosems/ES, Michel Barth, debateu a recomposição do teto MAC (Média e Alta Complexidade) do Estado, e destacou a necessidade de enfrentar o  subfinanciamento da saúde, que obriga os municípios a investirem cada vez mais recursos próprios em ações e serviços de saúde.