Mostra Virtual Brasil Aqui, tem SUS: primeira live acontece amanhã (terça, 18)

17 de agosto de 2020

Conasems

Quer saber mais sobre experiências exitosas do SUS no combate à Covid- 19? Participe da roda de conversa online amanhã (terça, 17) às 14h30

A transmissão será pelo Canal Conasems no YouTube pelo link:

A disseminação do coronavírus no Brasil exigiu das Secretarias Municipais de Saúde uma resposta imediata às necessidades da população atingida direta ou indiretamente pela pandemia. O reconhecimento desse esforço de adaptação do SUS é um dos objetivos centrais da I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS – enfrentamento à Covid -19. O evento acontece até novembro como programação do I Congresso Virtual do Conasems.

Além de fomentar a troca de experiências, a Mostra pretende enaltecer o esforço dos profissionais de saúde, que vêm demonstrando o seu compromisso e responsabilidade com a saúde coletiva. Estão sendo desenvolvidas várias estratégias com o intuito de dar visibilidade às experiências, dentre elas duas lives mensais cujo objetivo é promover um debate mais aprofundado entre autores de trabalhos de destaque em cada um dos estados da federação.

A primeira live, que será dia 18 de agosto, às 14h30, trará experiências desenvolvidas nos municípios de Rurópolis (PA), Nossa Senhora do Socorro (SE), São Bernardo do Campo (SP) e Caxias do Sul (RS). Cada trabalho foi escolhido por uma comissão formada por três avaliadores externos, dentre um universo de 190 experiências selecionadas pelos Cosems. As inscrições para a Mostra prosseguem até o dia 27 de setembro no site do I Congresso Virtual do Conasems.

Nessa primeira transmissão ao vivo, o presidente do Conasems, Wilames Freire, fará a abertura e a mediadora das discussões será a vice-presidente do Conasems e secretária municipal de saúde de Ubiratã (PR), Cristiane Pantaleão. O comentarista convidado é o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Alcindo Ferla. Cada autor terá 10 minutos para apresentar sua experiência antes de abrir para o debate.

Serão realizadas sete lives até o final da Congresso Virtual. Esses encontros virtuais irão reunir as experiências melhor pontuadas por estado, de forma que todos os estados sejam contemplados, e a última delas reunirá as cinco melhores experiências por região do país.

Para ampliar a expectativa em torno do debate, iniciaremos a partir de hoje uma série de matérias que relatam um pouco do que cada uma dessas experiências tem a demonstrar, reafirmando a convicção do Conasems de que o SUS se faz de boas iniciativas. As lives serão transmitidas no canal do Conasems no Youtube.