Municípios capixabas conectam Unidades Básicas de Saúde à RNDS

13 de janeiro de 2023

RNDS

A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é a plataforma nacional de interoperabilidade (troca de dados) em saúde

Os municípios de Boa Esperança, Colatina, Montanha, Mucurici (Região Central Norte), Fundão (Região Metropolitana) e Cachoeiro de Itapemirim (Região Sul) realizaram, com o apoio da equipe técnica do Cosems/ES a integração do sistema E-SUS APS à RNDS.

A ação viabilizou ao todo, a integração de mais de 100 Unidades Básicas de Saúde (UBS) à Rede Nacional de Dados em Saúde.

O município de Vila Velha foi o primeiro a ser integrado a RNDS no Estado do Espírito Santo.

O objetivo é permitir que os estabelecimentos assistenciais de saúde, os profissionais e gestores de saúde e os cidadãos compartilhem informações de saúde, promovendo a prevenção, promoção e o atendimento com mais qualidade. Além disso, visa dispor da continuidade do cuidado em diferentes níveis de atenção.

Nas próximas semanas mais municípios serão integrados a RNDS

 

Os gestores que desejarem antecipar a integração a RNDS pode solicitar apoio ao COSEMS no link: Apoio ao Gestor

Entenda como a RNDS funciona

Entenda a RNDS

A RNDS é uma iniciativa do Departamento de Informática do SUS (Datasus), da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (SE/MS), e teve como base importantes diretrizes, sendo elas: a Política Nacional de Informática e Informações em Saúde (PNIIS, 2021), a Estratégia da e-Saúde (CIT,2017), o Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação de Saúde Digital para o Brasil (PAM&A,2019) e a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28). Saiba mais sobre as ações da Estratégia e-Saúde para o Brasil.

O projeto da RNDS, inicialmente, contava com a realização de uma fase piloto no estado de Alagoas, prevista para ser iniciada em novembro de 2019. Nesse mesmo período, iniciou-se a pandemia do novo coronavírus e o projeto também foi reorientado para receber e compartilhar informações que pudessem auxiliar no controle da situação de emergência da saúde pública, como disponibilização de resultados de exames Covid-19 e posteriormente, a Carteira e Certificado Nacional de vacinação de Covid-19. Conheça as ações da RNDS na transformação digital e o Relatório Final do Projeto Piloto Conecte SUS em Alagoas.

 

Benefícios da RNDS

 

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/rnds

Relacionado