Nota Informativa Cosems/ES – Vacinação contra a Covid-19 em adolescentes no estado do Espírito Santo

17 de setembro de 2021

_116567037_gettyimages-1287271384

O Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), em pactuação com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), ressalta que a vacinação de adolescentes segue mantida nos municípios capixabas e reforça que as vacinas tem sido fundamentais no combate à pandemia.

Apesar do avanço da vacinação em todo o Espírito Santo e no Brasil, com significativa redução de casos e óbitos, ainda é preciso controlar a situação epidemiológica, principalmente diante do surgimento de novas variantes.

Conforme nota do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), as recentes decisões do Ministério da Saúde na operacionalização da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 são unilaterais e sem respaldo técnico e científico, além de colocarem em risco a principal ação de controle da pandemia.

Diante disso, os municípios do Espírito Santo darão continuidade a vacinação de adolescentes conforme o previsto, reafirmando a confiança na Anvisa e nas principais agências sanitárias regulatórias do mundo, que afirmam a segurança
e eficiência da vacina Comirnaty, da Pfizer, para crianças com 12 anos de idade ou mais. Além disso, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a aplicação desse imunizante após o término da vacinação dos públicos de risco prioritários.

O Cosems/ES ainda externa seu agradecimento e solidariedade aos trabalhadores da saúde, que vêm atuando exaustivamente na Campanha de Vacinação contra a Covid-19, aumentando cada vez mais a cobertura vacinal em
todo o Espírito Santo.

Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES)
Vitória, ES – 17 de setembro de 2021