Nota Pública – Cosems/ES

18 de junho de 2021

COSEMSES

O Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) vem a público esclarecer que os dados do relatório produzido pela Secretaria de Controle e Transparência (Secont) sobre a vacinação para Covid-19 no Estado não condizem com a realidade dos municípios capixabas.

Conforme nota divulgada pela Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), há diversas inconsistências nos dados, gerados principalmente pela instabilidade do sistema de registro de vacinação. Além disso, ao não permitir correções, por vezes, o sistema duplicou dados e contabilizou informações que continham erros mas que não permitiam edição.

O Cosems/ES considera que a divulgação dos dados sem averiguar antes junto aos municípios foi irresponsável da parte da Secont, gerando uma série de transtornos e levando inverdades à população.

O Colegiado informa que os municípios estão trabalhando incansavelmente na vacinação da população, de acordo com as normas estabelecidas, e que está à disposição da Sesa para analisar o relatório e divulgar de forma transparente os dados para toda a sociedade.