Apoio do COSEMS realiza 2ª Oficina de Planejamento para Integração da Atenção Primária à Saúde e a Atenção Ambulatorial Especializada – Projeto Rede Vix

7 de dezembro de 2022

Projeto Rede Vix

O apoio do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) da Região Metropolitana realizou, nesta terça-feira (06), a 2ª Oficina de Planejamento para Integração da Atenção Primária à Saúde e a Atenção Ambulatorial Especializada, o “Projeto Rede Vix”.

O evento foi voltado para gerentes, coordenadores e diretores de Centro de Referência de Vitória. O planejamento é necessário para definir estratégias com o objetivo de alcançar metas, desenvolver processos e ampliar a capacidade institucional.

Para a oficina foram utilizado metodologias ativas e instrumentos como SIPOC para analisar o processo de maneira ampla, permitindo observar onde os esforços estão localizados.

Outra ferramenta utilizada foi a Ishikawa, que ajuda as pessoas a identificar possíveis causas para problemas, serve para analisar os processos, em diferentes perspectivas. A ferramenta permite ainda o mapeamento dos processos, para assim visualizar as etapas como um todo, observando o início, o meio e o fim das principais ações, além de proporcionar o monitoramento do ciclo de melhoria contínua PDSA e elaboração de Plano de Ação.