OMS lança campanha para o Dia Mundial da Saúde Mental

9 de outubro de 2020

opas-4-1024x683

Dia 10 de outubro é Dia Mundial da Saúde Mental, neste dia, a Organização Mundial de Saúde organizará pela primeira vez um evento global virtual de conscientização. Neste grande evento, estarão ao lado do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, líderes mundiais, especialistas em saúde mental e celebridades convidadas para explicar o que podemos fazer para melhorar nossa saúde mental e contribuir para que todas as pessoas que precisam de atenção à saúde mental de qualidade tenha acesso a estes serviços. Convidamos todas e todos a participarem da campanha, compartilhar mensagens, criar posts para mostrar que você investe em sua própria saúde mental e fazer perguntas a convidados especiais.

Siga as contas da OMS no FacebookInstagramTwitter e Tik-Tok  para se manter informado(a).

Saiba mais sobre o evento 

Marcha de 24 horas pela saúde mental

Um dia antes, em 9 de outubro, ativistas de saúde mental de todo o mundo participarão de uma marcha pela saúde mental organizada pela ONG United for Global Mental Health. Durante 24 horas, intervenções de especialistas, depoimentos de pessoas que viveram experiências semelhantes e mensagens de personalidades influentes de todo o mundo serão transmitidas ao vivo no Facebook. Ouça e inspire-se com a dedicação de ativistas da sociedade civil de 19 países que visam aumentar a conscientização sobre questões de saúde mental, acabar com o estigma e impulsionar investimentos.

O Dia Mundial da Saúde Mental deste ano, 10 de outubro, é celebrado em um momento em que nossas vidas diárias foram significativamente alteradas como consequência da pandemia de Covid-19. Os últimos meses trouxeram muitos desafios: para os profissionais de saúde, que prestam seus serviços em circunstâncias difíceis e vão trabalhar com medo de levar a Covid-19 para casa; aos alunos, que tiveram que se adaptar às aulas à distância, com pouco contato com professores e colegas e preocupados com o futuro; aos trabalhadores, cujos meios de subsistência estão ameaçados; ao grande número de pessoas presas na pobreza ou em ambientes humanitários frágeis com pouca proteção contra a Covid-19; e para pessoas com condições de saúde mental, muitas das quais estão ainda mais isoladas socialmente do que antes. Sem falar em como lidar a dor de perder um ente querido, às vezes sem poder se despedir.

Com base em emergências anteriores, espera-se que as necessidades de saúde mental e apoio psicossocial aumentem significativamente nos próximos meses e anos. Investir em programas nacionais e internacionais de saúde mental, que há anos não recebem recursos, é mais importante do que nunca. Por isso, a campanha do Dia Mundial da Saúde Mental deste ano tem como objetivo aumentar os investimentos em favor da saúde mental. Informar a população sobre os riscos à saúde apresentados pela Covid-19 é tão importante quanto outras medidas de proteção. Informações precisas e confiáveis permitem que pessoas tomem decisões conscientes e adotem comportamentos positivos para proteger a si e seus entes queridos de doenças como a causada pelo novo coronavírus. Informações baseadas em evidências são a melhor vacina contra os boatos e a desinformação.

Confira os vídeos realizados no âmbito da campanha do Dia Mundial da Saúde Mental:

O estigma e comportamentos discriminatórios podem afetar negativamente pessoas de determinada origem étnica, diagnosticadas com COVID-19, seus cuidadores(as), familiares, amigos ou profissionais da saúde. Confira o vídeo:

Crianças reagem de forma diferente em momentos difíceis, precisando de amor e atenção extras. Promover atividades lúdicas para lidar com sentimentos como medo, ansiedade e raiva e ter conversas honestas, apropriadas à idade, ajudam a proteger os pequenos. Clique no play para saber mais:

Neste período de distanciamento social, manter hábitos saudáveis pode melhorar seu bem-estar físico e mental. Confira nossas dicas sobre o que fazer para ter um dia a dia com menos estresse em casa:

 

Somos todos os dias bombardeados com as mais diversas informações sobre COVID-19: quantas pessoas estão infectadas, quantas perderam suas vidas e como a pandemia está impactando nossas vidas. É natural que esta situação cause angústia e estresse. Por isso, é importante que você não esqueça de cuidar de seu corpo e de sua mente neste período difícil. Nós temos algumas dicas para te ajudar a começar. Dê o play:

Com informações da OPAS/OMS

Confira outras notícias relacionadas a saúde mental:

Como cuidar de quem cuida em tempos de pandemia?  Conheça experiências exitosas relacionadas a saúde mental do trabalhador do SUS 

Mentalize: sinal amarelo para atenção à saúde mental