Saiba como divulgar as ações do seu município no enfrentamento à Covid-19

27 de maio de 2020

banner-site-1-1024x596

A atuação dos municípios no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus tem ressignificado diversos serviços de prevenção, promoção e assistência à saúde da população. São inúmeras ações que vem adaptando estruturas físicas, remanejando equipes e inovando no acolhimento de usuários.

O Conasems lançou a campanha #oSUSquefazemos e tem compartilhado diariamente no rede social Instagram iniciativas relacionadas ao enfrentamento da Covid-19 em municípios de todo país. Para além do compartilhamento de boas ideias, confira abaixo ações do Ministério da Saúde, Fiocruz e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) para dar visibilidade ao trabalho feito nos municípios:

 

1) Olhares sobre a Covid-19

A Fiocruz convida produtores, comunicadores, mobilizadores e movimentos sociais, profissionais de saúde e ciência, coletivos, institutos de pesquisa e universidades, para encaminharem filmes e vídeos para comporem o acervo Olhares sobre a Covid-19.

Serão aceitos vídeos de curta, média e longa duração, captados em equipamentos profissionais ou celulares. Em diferentes gêneros e linguagens. O que conta são as histórias e as narrativas. A proposta da iniciativa é a composição de um grande painel audiovisual, plural, que retrate memórias, visões, depoimentos e distintas formas de contar histórias e estórias e sirvam para ampliar o debate e a comunicação pública sobre saúde e ciência e suas determinações sociais.

As inscrições vão até 31 de julho. Para mais informações, clique aqui.

 

2) APS Forte no SUS – Combate à pandemia

O Ministério da Saúde e a OPAS lançam chamado para ouvir as experiências na Atenção Primária à Saúde em resposta à pandemia. A ideia é identificar, dar visibilidade e reconhecer iniciativas que respondam às necessidades de saúde dos brasileiros durante o momento pandêmico.

As inscrições devem ser feitas até 8 de junho na plataforma virtual ancorada ao Portal da Inovação na Gestão do SUS. Para mais informações, clique aqui.

 

3) APS em Revista 

A APS em Revista divulga sua chamada para o Número Especial – Experiências Locais da APS no Enfrentamento da COVID-19. Trata-se de publicação que deverá ser lançada em 09 de junho de 2020 durante o 2 Seminário da Rede APS.

A data limite para recebimento das contribuições é 30 de maio de 2020 diretamente pelo site da APS em Revista, onde se encontram as regras de submissão.

As experiências devem ser inscritas por profissionais do SUS; equipes que atuam na APS; Coordenações de Atenção Básica/Primária regionais ou municipais; Secretarias Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde; entidades filantrópicas ou organizações sociais vinculadas à saúde pública; e ainda universidades e pesquisadores em parceria com gestores e trabalhador da APS.

Fonte: Conasems