Congresso das Secretarias Municipais de Saúde debate fortalecimento do SUS

6 de abril de 2019

WhatsApp Image 2019-04-04 at 13.20.09 (2)

Gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e das secretarias municipais do Espírito Santo estiveram reunidos nessa quarta-feira (3) e quinta-feira (5). O objetivo do encontro foi ampliar conhecimentos dos profissionais e qualificar os processos de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento ocorreu no Centro de Eventos do Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins.

Um dos destaques da programação foi a exposição da 4ª Mostra Municipal “Espírito Santo – Aqui Tem SUS”, valorizando e socializando as iniciativas, programas e resultados das áreas técnicas dos municípios.

Convidado a fazer a abertura do congresso, o secretário, Nésio Fernandes, ressaltou a união entre Estado e municípios para o fortalecimento do SUS. “Um marco para a relação qualificada da Sesa, com o conjunto dos municípios. Daqui vamos disparar vários processos que irão impactar e gerar uma nova realidade da saúde capixaba. Estado e municípios juntos, construindo um sistema que é único”, disse.

Para orientar os profissionais de saúde sobre a aplicação de financiamentos e responsabilidades na gestão do orçamento do SUS, a gerente do Núcleo Especial de Programação de Serviços de Saúde (Nepss), Márcia Portugal Siqueira, apresentou diretrizes e a legislação vigente para o uso dos recursos tripartite constituídos por pactos nacionais, estaduais e regionais no sistema público de saúde.

“O objetivo maior foi alertar os municípios para a boa aplicação dos recursos do SUS de acordo com a necessidade da população, de forma planejada, agregando valor à assistência à saúde dos usuários”, informou.

O Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo (Nems/ES) foi representado no evento pelo coordenador geral, Bartolomeu Martins Lima, que apontou a importância da parceria entre o Ministério, Estado, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Espírito Santo (Cosems ES) e o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems).

“Esse congresso é um espaço privilegiado de suma importância para o Ministério da Saúde, no sentido de se mostrar presente para os parceiros do SUS, fomentando o diálogo e sinergia com os órgãos e secretários municipais para melhor manutenção da cessão de apoio federativo no Espírito Santo”, afirmou.

 

Os 30 anos do SUS

Membros do Conasems trouxeram discussões e um panorama sobre o serviço de saúde pública no País. “O objetivo hoje foi fazer reflexões sobre o momento que nós vivemos e os altos e baixos dos 30 anos do Sistema Único de Saúde, para que possamos melhorar e dar assistência de melhor qualidade na ponta para o usuário”, disse o presidente do Conasems, Mauro Guimarães Junqueira.

A proposta de implementação de tecnologia da informação para ampliar e agilizar os atendimentos no SUS foi o tema defendido pelo secretário de Estado da Saúde e apoiado pelo Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde.

“Iniciativas como a da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo em fornecer estrutura para que os munícipios possam ter um prontuário eletrônico em que as informações para o cuidado do paciente circulem em toda rede do Estado é de suma importância. A população só tem a ganhar”, defendeu o assessor técnico do Conasems, Diogo Demarchi Silva.

No encerramento do presidente do Cosems/ES, André Fagundes, reforçou a importância do alinhamento entre os secretários de saúde de todo o Estado e abordou a relevância do congresso. “O encontro serve para estreitar relações entre os órgão federais, estaduais, municipais e os entes públicos para dividir experiências sobre dificuldades de atendimentos e mostrar projetos que têm dado certo nos municípios, para assim buscar melhorias na vida do usuário do SUS”.

Além dos secretários, superintendentes, palestrantes e técnicos do Estado e municípios, estiveram presentes a secretária executiva do Cosems/ES, Marfiza Machado de Novaes, o conselheiro estadual de saúde, Mansour Kadais, e representando a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), o prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro.

 

*Notícia produzida pela Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
(27) 3347-5642 / 3347-5643
[email protected]