Primeiro dia de congresso reúne secretários municipais de saúde e técnicos para debater melhorias para a área

4 de abril de 2019

WhatsApp Image 2019-04-04 at 13.20.09 (1)

O V Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo e a IV Mostra ES Aqui tem SUS começaram nesta quarta-feira (03), no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins. O dia começou com o acolhimento dos participantes entre secretários municipais de saúde, técnicos e profissionais da área. O evento também teve a participação do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior e do presidente do Conselho Nacional de Secretarias de Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira.

A abertura oficial do Congresso foi realizada pelo presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES), André Willer.

Durante o evento, foram realizadas apresentações de trabalhos da IV Mostra ES Aqui tem SUS, pelos responsáveis pelas experiências de sucesso aplicadas em alguns municípios capixabas. A programação seguiu com a palestra sobre Judicialização na saúde do SUS, ministrada pela assessora técnica do Conasems, dra Fernanda e pelo assessor jurídico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), Edson Pístoli.

A diretoria do COSEMS/ES aproveitou a ocasião para se reunir com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Medeiros, para debater o mutirão de cirurgias eletivas. Na parte cultural, foi apresentada uma dança e o Teatro da Educação em Saúde, do município de Anchieta.