Cosems/ES participa de oficina do Grupo Técnico de Trabalho da Assistência Farmacêutica do Conasems

24 de abril de 2019

WhatsApp Image 2019-04-24 at 10.23.44

O Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) fez parte da segunda oficina do ano do Grupo Técnico de Trabalho da Assistência Farmacêutica do Conasems (GTTAF), realizada entre os dias 22 e 24 de abril, em Brasília. O Cosems/ES foi representado pela coordenadora da CT de Assistência Farmacêutica local, Mariana Meneguelli Dagustinho.

Durante os três dias da oficina, representantes dos Cosems de todo país planejaram ações prioritárias e analisaram o andamento dos projetos da área propostos pelo Conasems, como o Levantamento Nacional da Relação Municipal de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica.

Pesquisadores de diversas universidades do país discutiram os dados apontados a partir do Projeto. O Prof Leonardo Pereira (USP) coordenou a atividade de apresentação e discussão dos resultados, conjuntamente com outros professores e pós-graduandos da Unicamp, UFRGS, UFPA, Ensp e UnB.

O grupo ainda recebeu na quarta-feira (24) a visita do secretário da Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), Denizar Vianna. O secretário ressaltou os desafios e expectativas à frente da pasta. “Quero como pesquisador e militante do SUS trazer agora minha contribuição para gestão”, afirmou o secretário. Foi apresentada a equipe que compõe hoje a SCTIE e o DAF, no objetivo de traçar agendas conjuntas com o Conasems. Na ocasião, o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, entregou proposta de acordo de cooperação a ser estabelecido entre o Conasems e SCTIE, visando a disseminação dos resultados do Levantamento.

Para o assessor técnico do Conasems, Elton Chaves, a sinalização da AB como importante marco de atuação dessa gestão impulsiona o grupo a estruturar mais ações que possam apontar e propor caminhos para a AF no SUS. “Precisamos ampliar a discussão visando a maior integração dos serviços farmacêuticos na Atenção Básica”, afirmou Elton.

Rede Conasems-Cosems

Também foi pauta do encontro o aprimoramento das estratégias de comunicação a nível nacional, alavancada pela utilização da Plataforma de Gestão da Rede Conasems-Cosems, ferramenta de comunicação e interação entre gestores elaborada pelo Conasems. Para o Diretor Financeiro do Conasems, Hisham Hamida, a plataforma é uma ferramenta potente de uso dos Cosems em todas as discussões e iniciativas de apoio a gestão municipal do SUS. “A idéia é que os membros do GTTAF possam a partir dos Cosems chegar mais próximos dos municípios através de um fórum com a participação dos gestores municipais de AF”, afirmou.

*Com informações do Conasems