COSEMS/ES reúne gestores e técnicos para 7º Assembleia Geral

7 de novembro de 2019

WhatsApp Image 2019-11-07 at 10.11.32

O Colegiado de Secretários Municipais do Espírito Santo (COSEMS/ES) realizou, nesta quinta-feira (07), no auditório da ETSUS, em Vitória, sua 7ª Assembleia Geral Ordinária. Participaram gestores municipais, apoiadores, representantes das câmaras técnicas e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), incluindo o secretário Nésio Fernandes de Medeiros. Dentre as pautas, foram debatidos assuntos como o derramamento de óleo no litoral brasileiro, a vacinação contra o sarampo e o financiamento da média complexidade.

A agenda do dia foi iniciada pelo presidente do COSEMS/ES, André Fagundes, que falou sobre a pactuação da nova tabela de contribuição institucional. Em seguida, a representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Renata Nunes, falou sobre a Pesquisa Nacional de Saúde, que está sendo realizada pelo órgão.

A chefe de Vigilância em Saúde da Sesa, Kelly Rose Areal, tratou sobre o controle de arboviroses, doenças infecciosas transmitidas por insetos e aracnídeos, como dengue, a zika e a Chikungunya. Também foi debatido o teto financeiro do Piso Fixo de Vigilância em Saúde (PFVS). O avanço das manchas de óleo e a possibilidade de chegarem ao litoral capixaba também estiveram em pauta, na fala do coordenador do Comitê Operativo de Emergência (COE) da Sesa sobre o derramamento de óleo, Gilton Almada.

Os participantes também ficaram informados sobre a segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo, que, de acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Lyra, será realizada de 18 a 30 de novembro. “Nessa fase, serão vacinados adultos jovens, na faixa etária de 20 a 29 anos, que não possuem o registro da vacinação. O dia D, de mobilização nacional, será no dia 30”, disse.

Finalizando os temas da 7ª assembleia, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, falou sobre a municipalização da Programação Pactuada Integrada (PPI), da extensão do Samu e promoveu um debate sobre o financiamento de média complexidade.