ES participa da 5º reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite

27 de junho de 2019

WhatsApp Image 2019-06-27 at 09.56.45

O Espírito Santo foi representado na 5º reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do Ministério da Saúde, realizada nesta quinta-feira (27), em Brasília. Quem esteve presente no evento foi Andreia Passamani Barbosa Corteletti, que faz parte do Conselho Deliberativo do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), como 1ª vice-presidente Regional – Região Sudeste.

Entre os assuntos debatidos estavam, por exemplo, os resultados da campanha contra a influenza, a aquisição descentralizada de câmaras refrigeradas para as salas de imunização e iniciativa do Município de Balsas, no Maranhão, contra a mortalidade materna. Também foi apresentada a proposta de incentivo financeiro de investimento para a aquisição descentralizada de câmaras refrigeradas para as salas de imunização da Rede de Frio. O monitoramento das aquisições será realizado por meio do FormSUS.

Outra pauta da reunião foi o fluxo de credenciamento desburocratizado para serviços e equipes de saúde vinculados à nova Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). De acordo com órgão, em breve será publicada a alteração da Portaria de Consolidação nº 2/2017-MS.