Secretários municipais de saúde e técnicos da área participam do primeiro dia do IV Congresso do COSEMS/ES

8 de junho de 2018

Secretarios

O IV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo e a III Mostra ES aqui tem SUS começou nesta quinta-feira (07), no hotel Days Inn, em Linhares, com a presença de mais de 200 inscritos, entre secretários de Saúde dos municípios capixabas, técnicos e profissionais da área, além do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira e de representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Palestra sobre planejamento

A presidente do COSEMS/ES, Andreia Passamani, avaliou de forma positiva a realização do congresso e destacou que o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), que organizou o evento, vem fortalecendo os municípios para a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) melhor.

“Toda vez que juntamos os municípios para discutir a melhoria da qualidade do SUS nós todos vivenciamos uma motivação. Nem tudo é sucesso. O SUS deveria ser feito só de sucesso, mas temos grandes desafios, e quando trocamos nossas experiências exitosas, nos vemos na possibilidade de melhorar cada vez mais o SUS em cada município. E quando falamos da melhoria do SUS no município, estamos falando da melhoria do SUS no Estado do Espírito Santo. Temos muito que melhorar nosso SUS no Estado e é a partir dos municípios, a partir da construção de uma atenção básica melhor. Precisamos reverter esse fluxo de assistência no nosso Estado na atenção especializada, porque a atenção primária precisa tomar conta do que é responsabilidade dela. O Cosems vem fortalecendo os municípios nessa construção para que possamos construir um SUS melhor”, comentou.

Acolhimento dos congressistas

O evento começou com apresentações de trabalhos da Mostra, pelos responsáveis pelas experiências de sucesso aplicadas em alguns municípios capixabas. A programação seguiu com palestras e debates de temas como planejamento em saúde, democratização e apoio, qualificação da gestão, governança e regionalização no SUS, e judicialização. Todos os temas foram apresentados e conduzidos por representantes do CONASEMS, da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e da Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV).

Durante a programação, foi realizada também a assembleia com os Secretários Municipais de Saúde. O dia foi encerrado com a mesa “Ser Gestor”, ministrada pelo presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira.

Presidente do CONASEMS e Secretários Municipais de Saúde