Gestores e técnicos debatem Atenção Básica durante oficina realizada pelo Cosems/ES

24 de junho de 2022

Oficina AB (26)

Oficina promoveu debates sobre a Atenção Básica no Espírito Santo

O Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/ES) realizou, nesta quinta-feira (23), em Vitória, a Oficina da Atenção Básica (AB). O evento reuniu gestores e técnicos de Saúde, para debater e assistir à apresentação realizada pela Drª Carmen Lavras, médica sanitarista, coordenadora e pesquisadora no Núcleo de Estudos e Políticas Públicas da Unicamp/SP.

A presidente do Cosems/ES, Cátia Lisboa, saudou os presentes e agradeceu a participação da Drª Carmen. “Temos aqui hoje mais um importante momento de capacitação e troca de conhecimento para os nossos profissionais, sempre na busca do fortalecimento do SUS”, destacou Cátia.

Em sua apresentação, sobre os desafios para o fortalecimento da Atenção Básica, a Drª Carmen Lavras falou sobre a evolução da atenção primária no mundo, a mudança de quadro de necessidades de saúde dos brasileiros, características do nosso país e sociedade na atualidade, dos avanços alcançados pela AB no SUS e de iniciativas para fortalecer a AB no âmbito da gestão.

“Embora a AB no SUS seja de responsabilidade tripartite, sua operação se dá sob gestão dos municípios, o que favorece adequação e ajustes a cada realidade local desse imenso e tão diversificado país. Nesse sentido, as discussões e pactuações regionais são bem-vindas, na perspectiva de definir estratégias conjuntas para seu fortalecimento”, finalizou Carmen Lavras.

 

Clique aqui e confira a apresentação feita por Dra Carmen Lavras