Representantes do COSEMS/ES participam de Curso de Aprimoramento em Práticas de Apoio para o Fortalecimento da Gestão do SUS

17 de maio de 2018

WhatsApp Image 2018-05-16 at 09.28.05 (1)

As apoiadoras do COSEMS/ES, Jovelina Aguiar e Rosania Maria Loriato, e a Coordenadora Estadual de Apoio/ES, Marfiza Machado de Novaes, estão participando, nesta quarta (16) e quinta-feira (17), do Curso de Aprimoramento em Práticas de Apoio para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS. O encontro, realizado em São Paulo, conta com a participação de cerca de 240 apoiadores dos COSEMS de todo o Brasil.

O objetivo do evento é apresentar a estratégia COSEMS ao projeto Rede Colaborativa e integrar os participantes do grupo executivo, além de explicar a estrutura curricular, metodologia e os recursos do ambiente virtual do curso. O Projeto da Rede Colaborativa é uma parceria do CONASEMS e o COSEMS de todo o país, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Ministério da Saúde.

“A tarefa do apoiador não é fácil em um país de dimensão continental. São 438 regiões de Saúde e todas estão com apoio. O SUS teve momentos históricos muito importantes, como a oitava conferência de Saúde, a Constituição de 1988, a aprovação da Lei Orgânica de Saúde e posso dizer que este encontro também é de suma relevância para o sistema público de Saúde”, disse Charles Tocantins, vice-presidente do CONASEMS, durante a mesa de abertura do encontro.

Para Ana Paula Pinho, gerente de Sustentabilidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), parceiro do projeto, a iniciativa já proporcionou ótimos frutos. “Já tivemos um ano (2017) de atuação e fortalecimento do SUS e inúmeros projetos significativos foram realizados, em diversas áreas da Saúde”, destacou.